Editorial

O galo e o cão
Picture of Joaquim Letria

Joaquim Letria

A China pode agora convencer Washington e o Mundo dos significativos progressos que regista no que respeita aos direitos humanos no que se refere aos últimos anos da sua vida.

Essa tarefa da China, quer interna quer externa, não é fácil. É a mesma dificuldade que experimentou quando conseguiu transformar o ano do galo no ano do cão, ainda não há muito tempo atrás, melhorando os resultados sociais e económicos deste último período de forma espectacular.

Essa melhoria inegável foi obtida através da transferência de dezenas de milhões de camponeses das zonas rurais para procurarem trabalho nas áreas das cidades cujo crescimento foi promovido do modo que hoje reconhecemos.

Ter conseguido transformar o ano do cão num ano melhor do que o do cão foi muito difícil. Mas sendo indubitavelmente difícil um facto logrou que é totalmente indesmentível: os dirigentes de Pequim organizaram, fizeram progredir e alimentaram um quarto da humanidade. No fim de contas conseguiram demonstrar que o cão é o melhor amigo do Homem…

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas