O Inverno está servido nos restaurantes courenses

Refeição

Com o milho como ingrediente principal, o município de Paredes de Coura promove mais um fim-de-semana dedicado à gastronomia. Este sábado e domingo o Inverno é servido à mesa dos restaurantes courenses. E com música de Simone de Oliveira a acompanhar.

Ao todo são dez os estabelecimentos que aderiram a esta iniciativa da Câmara de Paredes de Coura que procura dar mais dinamismo e aumentar a oferta gastronómica do concelho. Depois dos cogumelos, no Outono, desta feita o Inverno traz o milho à mesa dos restaurantes, que apresentam ementas onde o cereal está em destaque. Um leque de ofertas onde se incluem pratos como, por exemplo, ralão com legumes e queijo de cabra, bacalhau com broa, estufado de carne e milho com arroz Primavera, naco de carne com pudim de milho ou os tradicionais rojões com belouras.

Há, contudo, também lugar à inovação, com a inclusão dos “Segredos do Celeiro”, o novo prato que o município courense apresentou há alguns meses no âmbito do programa PROVE com o intuito de trazer novidade à oferta gastronómica do concelho do concelho e que combina o ralão de milho com secretos de porco preto e que é complementado também com uma sobremesa, o ralão doce. “Um prato ícone”, considera Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, explicando que “junta um elemento que era desconhecido, o estrolho, que resulta duma moagem específica do milho, com um ponto de cozedura muito próprio e que, para os mais distraídos, poderá parecer arroz, mas com um sabor mais característico”. “Espelha um bocadinho do que é a história de Paredes de Coura”, acrescenta ainda o autarca, lembrando os tempos que o concelho era conhecido como o “Celeiro do Minho”.

Além disso, a iniciativa “O Inverno está servido” continua também a seguir as orientações que o município de Paredes de Coura tem tomado nos últimos tempos e que passam pela divulgação e implementação de uma dieta vegetariana. Por isso mesmo, os dez restaurantes aderentes a este evento vão apresentar igualmente uma alternativa vegetariana aos visitantes.

A acompanhar a gastronomia, a autarquia courense promove todo um programa de animação cultural com que pretende atrair mais visitantes. O destaque vai para o espectáculo que reúne Simone de Oliveira e Nuno Feist. Intitulado “Intimidades”, o concerto tem lugar no dia 30, pelas 21.30 horas, no Centro Cultural de Paredes de Coura e é o resultado do cruzamento dos 45 anos de carreira de um dos nomes maiores da música portuguesa com o trabalho igualmente de destaque do pianista, sobressaindo uma cumplicidade que resulta num espectáculo apaixonante.

Além disso, está igualmente prevista a realização de um percurso pedestre de aproximadamente 10 quilómetros, no domingo de manhã, que, aliando a caminhada ao tema do fim-de-semana, inclui uma visita aos moinhos de Casaldate, Parada, ainda hoje em funcionamento. A oferta fica completa com a “Merenda no Museu”, no sábado à tarde, no Museu Regional de Paredes de Coura, onde vai ser recriada a confecção das “Papas do pé do Moinho” ou “Papas de Farinha das Fontes”. Uma oportunidade não só para provar, mas também para aprender a fazer.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Junte-se a nós todas as semanas