Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

“O Melhor de Portugal” em Bruxelas

Bruxelas

Feira e Festa – Oportunidade e Promoção!

Decorreu com muito sucesso, a sétima edição da Feira e Festa, o que deixou a organização muito satisfeita.

Desta vez, a cargo exclusivo da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal). Dois dias, (4 e 5 de Maio) com “O Melhor de Portugal”, em Bruxelas, que tem cada vez mais impacto, num espaço próprio e de afirmação, cujo objectivo assenta na dinamização e na promoção dos pequenos e médios produtores, essencialmente do sector agro-alimentar; aberto à iniciativa privada e ao potencial da nossa qualidade produtiva. Um certame que também favorece e propaga a imagem de Portugal, através da cultura, do desporto, da gastronomia, do folclore, da cidadania… Num local privilegiado da cidade, que dá evidência ao que somos e temos, no coração da Europa, junto de uma sociedade multicultural e ávida dos nossos produtos, que são de excelência, também ao nível dos preços.

Foram cerca de 50 mil os visitantes desta sétima edição, atraídos também pelo programa cultural, tendo sido cabeça de cartaz, o grande artista José Cid que continua a juntar multidões.  Pelo palco passaram outros grupos da música e animação popular. Presente e de forma bem visível, foi a escola SolMinho, que percorreu, os diferentes locais da feira, com as concertinas bem afinadas, produzindo belas melodias da música tradicional portuguesa. No palco das tasquinhas foi patenteada a cantiga solta, a desgarrada e o saber popular, protagonizados pelo Amigo Loureiro de Barcelos, que provocou muita alegria, expressa nos sorrisos e nos aplausos; uma primeira experiência que deixou boas recordações e que por isso, se deverá repetir. Com entusiastas ovações às cores e aos sons do Minho, que atraem e brilham em qualquer lugar e circunstância!

PUB

Por ser tão importante no essencial, por ser tão aliciante oportunidade de promoção e de venda, de contactos e de projecção internacional, não posso, nem devo deixar de lembrar e por isso apelar, uma vez mais, que somos uma terra de bons produtores, de variedade e de excelente qualidade dos  produtos autóctones; desde os vinhos brancos/loureiro, aos mais diversificados produtos de fumeiro, de carnes e enchidos, de frutas e de méis, de artesanato… Bons produtores, rima com bons promotores, também além fronteiras. Ponte da Barca tem que despertar para a evidência destas iniciativas! Tem necessariamente que investir mais… Temos, por mérito e direito, um lugar de destaque neste género de eventos. Cabe, em boa medida, ao poder local, a tarefa da dinamização, dos incentivos e de eventuais apoios directos. É isso mesmo o que estão a fazer os concelhos vizinhos, que apostam tudo, numa dinâmica sustentada e de previsíveis sucessos.

Que o repto aqui deixado, que também é desafio, se venha a concretizar, no sentido de promover o que é nosso; ímpar, bom, genuíno. A esta Barcasempre alegre e contente”, não lhe bastam tais dotes do sonho e da poesia! Precisa, isso sim, de um renovado impulso, que a possa colocar a par de outras terras, com a mesma ambição e o mesmo direito ao desenvolvimento que ainda não chegou; continuamos afastados daquilo que seria desejável. Continua a haver muito trabalho pela frente! Há que investir, formar, valorizar; sem receios, nem rodeios… Ninguém colhe sem semear. É mais que tempo de acordar e de lançar novas redes ao mar das oportunidades e da promoção. Já sabemos do que precisamos… Ponte da Barca tem quase tudo para se expandir, numa realização que tarda em crescer e vingar. Não nos faltam os bons produtos locais, as gentes e a competência. Já só nos resta proclamar ainda mais alto esta eleição e dela tirar o maior proveito possível, também além fronteiras; que o seja de facto, para o nosso orgulho, engrandecimento e real valorização.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas