Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

O mercado M do Nuceartes está de volta no dia 25 de maio e traz novidades

A nova temporada dos mercados com o melhor que o Vale do Âncora tem para oferecer está prestes a arrancar: a sexta edição do Mercado M é já no próximo sábado. 

Vale do Âncora, maio de 2024 – Novo ano, nova temporada do Mercado M do Nuceartes. É já no próximo sábado, dia 25 de maio, que o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a abrir as portas para a melhor mostra dos negócios locais, artesanato, gastronomia e iniciativas do Vale do Âncora. Ao final da tarde, é tempo de rumar ao SUNSET do M, que este ano se mudou para o Redondo, um dos hotspots da vila.

É com um enorme entusiasmo que damos início a mais uma temporada do Mercado M. As edições do ano passado foram um sucesso e reuniram, desde logo, um grande consenso e recetividade por parte das organizações do Vale do Âncora, desde os comerciantes locais até aos convidados e parceiros institucionais, que não hesitaram em ajudar a tornar esta mostra do melhor que por cá se faz num evento de referência a nível cultural e económico”, afirma Joana Cravo, Presidente da Direção do Nuceartes. “Estamos muito confiantes de que este será mais um ano de grandes edições do Mercado M e tal só é possível com a participação de todos, a quem agradecemos desde já.”

O dia vai começar às 10h00 no centro da vila com uma arruada acompanhada por música, convidando todos a visitar o mercado. Segue-se uma programação recheada de atividades e bons momentos, tal como já é imagem de marca do Mercado M.

PUB

A manhã será dedicada à tradição deste mês, as Maias. Neste âmbito, haverá um workshop com Elvira Guerreiro às 11h00, seguindo-se as Conversas Informais com Aurora Rego sob o tema “As Maias e as suas Tradições no Vale do Âncora”, com Clara Malhão, Carlota Lima, Manuel Lima, Brito Ribeiro e Diana Fão como convidados. Logo a seguir ao almoço, às 14h00, as iniciativas educativas continuam com um workshop dedicado às armadilhas para a vespa asiática, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

A tarde promete muita animação com atuações dos Bombos de Vila Praia de Âncora e do jovem músico local Diogo Brás. A iniciativa de enorme sucesso Palco por um Dia também vai regressar às 15h45 e para tal conta com a participação dos talentos escondidos do Vale, que podem inscrever-se aqui.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Ainda no campo da cultura, a primeira edição de 2024 do Mercado M será a anfitriã das exposições dos artistas locais Alberto Magalhães, Armando Gonçalves, Augusto Sá, Laura Vilares, Rafael Capela e Vitor Hugo, que estarão em exibição durante todo o dia.

Como não podia deixar de ser, o Mercado M de 25 de maio vai contar com uma vasta seleção de negócios locais com uma oferta completa para todos os visitantes das 10h00 às 17h00 – desde artesanato até comes e bebes para um almoço bem regional ou para um lanche guloso.

PUB

Por isso, é um programa imperdível durante todo o dia e para toda a família, com surpresas artísticas e também com a já reconhecida iniciativa de troca de sementes e livros, levada a cabo pelo Nuceartes para promover a economia circular.

O que também está de regresso é o SUNSET do M e tem uma nova morada. Com o apoio (e os cocktails deliciosos) do Bar da Praia – Café Oceano, o melhor plano de final de tarde vai decorrer na Avenida Dr. Ramos Pereira, no Redondo (também conhecido por Meia Laranja). Com o enquadramento da praia e do melhor pôr-do-sol da vila, os DJs locais Jó Mendes e António Macedo serão os responsáveis pelo som e boas vibrações que vão pôr toda a gente a dançar neste evento de entrada livre.

Assim, o melhor programa de sábado do Vale do Âncora está de regresso: o Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora volta a receber o Mercado M no dia 25 de maio das 10h00 às 17h00. O Sunset do M vai acontecer no Redondo na Avenida Dr. Ramos Pereira em parceria com o Bar da Praia – Café Oceano das 18h00 às 21h00.

PUB

 

PROGRAMAÇÃO *

Mercado do M

25 de maio, sábado, das 10h00 às 17h00
Mercado Municipal de Vila Praia de Âncora

PUB

10h00 | Abertura

 

11h00 | Workshop “Maias”

Elvira Guerreiro

 

11h30 | Conversas Informais “As Maias e as suas Tradições no Vale do Âncora”

Aurora Rego

Brito Ribeiro

Carlota Lima

Clara Malhão

Diana Fão

Manuel Lima

 

13h00 | Animação de almoço

 

14h00 | Workshop “Armadilhas para a vespa asiática”

Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora

 

15h00 | Bombos de Vila Praia de Âncora

 

15h45 | Palco por um Dia

Nuceartes

 

16h15 | Momento musical

Diogo Brás

 

Ao longo de todo o dia

  • Exposições de Alberto Magalhães, Armando Gonçalves, Augusto Sá, Laura Vilares, Rafael Capela e Vitor Hugo
  • Troca de livros & sementes

 

Sunset do M

25 de maio, sábado, das 18h00 às 21h00, na Av. Dr. Ramos Pereira (Redondo)
Em parceria com o Bar da Praia – Café Oceano
DJ Jó Mendes e DJ António Macedo

 

* Sujeito a alterações.

 

Sobre o Nuceartes

Fundado em 1987, o Núcleo de Estudo e Artes do Vale do Âncora (Nuceartes) visa contribuir para a defesa, estudo e divulgação da Arte, Cultura, Ambiente e Património do Vale do Âncora, bem como para a sua conservação. A atual Direção tomou posse em janeiro de 2023 e tem como objetivo apoiar e promover a construção de um futuro cada vez mais promissor para o Vale do Âncora.

Visão: Ser uma associação renovadora da realidade do Vale do Âncora, através de atividades de divulgação e promoção da arte e cultura locais, de um compromisso com a defesa do património e manutenção da memória coletiva e da contribuição para a preservação e consciencialização ambiental das populações do Vale do Âncora.

Valores: Sustentabilidade, valorização do património, divulgação cultural e artística, responsabilidade social, independência, ética, transparência, renovação, integração com a comunidade, cooperação coletiva e parcerias com outras Associações.

 

Inscrição | Novos sócios

Vamos arregaçar as mangas e vestir a camisola pelo Nuceartes e pelo Vale do Âncora? Quem quiser ser sócio poderá inscrever-se aqui.

 

Para mais informações:

Nuceartes | nuceartescomunicacao@gmail.com

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas