Editorial

O que se leva da vida é a vida que se leva
Picture of Jorge VER de Melo

Jorge VER de Melo

Partilhar

Diz o pensador e com razão:

– “O que se leva da vida é a vida que se leva”.

Mas que verdade tão simples, quase não precisa de explicação. Acontece que não somos perfeitos nem temos pretensões a tal, vamos então ponderar um pouco sobre o tema?

 

Se agirmos com falta de respeito pelos outros, o que recebemos em troca? Certamente, a falta de respeito dos outros por nós.

Se nos esquecermos demasiado de contactar os amigos, o que esperamos? A quebra do elo da amizade, porque lá diz o povo: “Quem não aparece! Esquece…”

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Quando descuidamos demasiado a saúde, o que acontece? Desse desleixo resultam vulgarmente problemas caros para a nossa estabilidade física e emocional.

Quando abusamos de certa alimentação pouco recomendável? Pagamos com o mal estar e seus problemas inerentes.

E quando nos desorientamos com o dinheiro disponível para os gastos mensais? Surgem os pagamentos em incumprimento que depois conduzem a despesas muito superiores.

Podíamos continuar uma lista interminável de comportamentos negativos que conduzem a resultados também negativos.

Como andamos por este mundo para o aproveitar da melhor forma, há que considerar especialmente o que fizemos de bom, com resultados logicamente bons.

Lutamos por constituir família e o que resultou? O conforto do lar e um conjunto de novos elementos: filhos, netos, noras, genros, etc. Todos eles nos enchem o ego e nos fazem sentir com o dever cumprido.

Mas para lá chegar tivemos que passar muitos sacrifícios e trabalhar bastante para conseguirmos levar desta vida o bom da vida que se levou.

https://www.google.com/search?q=O+que+se+leva+desta+vida+%C3%A9+a+vida+q…

 

Como diz o poema da canção do Túlio DEK, (dos autores: Anísio Oliveira, Tracy Chapman e Túlio Andrade Filho), temos que levar a vida com alegria porque nem tudo acontece à primeira, nem tudo é banal, não podemos levar a mal uma brincadeira. Temos que desfrutar esta oportunidade da vida porque, “O que se leva da vida é a vida que se leva”.

Quem teve este pensamento foi Antoine de Saint-Exupéry:

O que se leva da vida É… A vida que se leva.

Desta vida nada se leva… A não ser a vida que se leva… Só se deixa… Então, te deixo o meu melhor…

Meu melhor sorriso, Meu maior abraço, Minha melhor história, Minha melhor intenção, Toda minha compreensão…”

Baseados nestes pensamentos é que então compuseram a tal canção que nos dá uma noção bastante real daquilo que afinal podemos pretender da vida.

Atenção… Isto são pensamentos, não são tabelas nem linhas de orientação. Ainda vivemos num mundo livre o que quer dizer que cada um procede como entende ser melhor para ele e para os seus! Desde que esses procedimentos não interfiram com a liberdade dos outros…

No fundo, daqui se podem tirar ilações muito interessantes e que nos obrigam a pensar a vida por outro ponto de vista, ou seja, nada conta o que se leva da vida mas sim o que se deixa como marca humana neste mundo.

E se deixarmos realmente o nosso melhor, o sorriso da felicidade, o abraço da amizade, uma boa história sobre nós e sobre as nossas boas intenções assim como a lembrança da compreensão para com os outros?

Não levamos desta vida uma boa vida que se viveu?

Não querendo ser lamechas!

Até parece verdade…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas