Editorial

O Segredo do PI e o PHI
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Rogério Pires

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Vamos tentar entender o que se intitula de “A divina proporção!”

A respeito desse assunto, há dois livros excelentes que nos ajudam na explicação:

”Deus é matemático? ”e ”A Razão Áurea”, de Mário Livio.

Todos nós já ouvimos falar no número Pi. É o irracional mais famoso da história, com o qual se representa a razão constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro.

Equivale a: 3,141592653589793238462643383279502884197169399375… e é conhecido vulgarmente como 3,1416 na sua expressão mais simplificada.

Não confundir com outro número o Phi que corresponde a 1,618.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O número Phi (letra grega que se pronuncia “fi”) apesar de não ser tão conhecido, tem um significado muito mais interessante.

Durante séculos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal.

Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, do qual se extraiu uma proporção: o lado maior dividido pelo lado menor. E a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Parthenon: a proporção nos retângulos que formam a face central e a lateral; a profundidade dividida pelo comprimento ou altura; tudo seguia uma proporção ideal de 1,618 o Phi.

Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides: cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, ou seja, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3ª fileira e assim por diante.

Durante milénios, a arquitetura clássica grega prevaleceu. O retângulo de ouro era o padrão. Mas, depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas, que não utilizavam o retângulo de ouro grego.

No ano 1200, contudo, Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a Série Fibonacci.

A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles

aumentavam. A partir da reprodução de várias gerações chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores: 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 …….

1+1=2

2+1=3

3+2=5

5+3=8

8+5=13

13+8=21

21+13… e assim por diante.

Aí entra a 1ª “coincidência”: a proporção de crescimento média da série é… 1,618 (o número Phi). Os números variam, um pouco acima às vezes, em outras um pouco abaixo, mas a média é 1,618 – exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção, a ponto de os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

Por exemplo:

– A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;

– A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;

– A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;

– A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618;

E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias, as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618.

Por isso, o número Phi ficou conhecido como

A DIVINA PROPORÇÃO

Por que os historiadores religiosos descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo?

Por volta de 1500, com o retorno do Renascentismo, a cultura clássica voltou à moda.

Michel Angelo e, principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe: ele, como cientista, usava cadáveres para medir as proporções do corpo humano e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano… obra prima de Deus.

Por exemplo:

– Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão: o resultado é 1,618.

– Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo: o resultado é 1,618.

– Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela distância da dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra: o resultado é 1,618;

– Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;

– A altura do seu crânio dividido pelo distância da sua mandíbula até o alto da cabeça dá 1,618;

– Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax: o resultado é 1,618;

Considere sempre erros de medida da régua ou fita métrica, que não são instrumentos precisos de medição.

Tudo, cada osso do corpo humano, é regido pela DIVINA PROPORÇÃO.

Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem, coisas teoricamente diferentes, são todas ligadas numa proporção em comum.

Até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.

Não é por acaso que é usada, hoje, pelos “sábios inteligentes” no nosso dia-a-dia: meça seu cartão de crédito, largura / altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada. Lembre-se de considerar sempre possíveis erros de medida da régua ou fita métrica, mas o 1,618 sempre presente.

Encontramos ainda o número Phi em famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven, e em muitas outras obras.

Será que todas estas evidências são uma mera coincidência?…

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