Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Obra de 400 mil euros vai reabilitar estrada que dá acesso a Ponte de Lima

f1i_b224_30x45

A estrada em causa é a Via do Foral Velho de D.ª Teresa (EN203), da jurisdição da Infraestruturas de Portugal, e consiste num dos principais acessos à Vila de Ponte de Lima, integrando uma malha urbana plenamente consolidada, onde se localizam diversos espaços e equipamentos públicos educativos e desportivos, bem como, estabelecimentos de comércio e de serviços. Reduzir a sinistralidade rodoviária naquela via é um dos principais objetivos.

 

Em novembro de 2018, um movimento cívico criado em Ponte de Lima organizou uma vigília para “sensibilizar peões e automobilistas” para a necessidade de prevenir a sinistralidade na EN203, que dá acesso à vila. A vigília surgiu na sequência de um atropelamento com vítima mortal. A estrada em causa já tem sido palco de vários acidentes, devido à falta de sinalização. Perante estas situações, a Câmara Municipal, em reunião realizada no passado dia 14 de janeiro, deliberou submeter à Assembleia Municipal de Ponte de Lima a aprovação do Acordo de Gestão com as Infraestruturas de Portugal (IP) para a melhoria das condições de circulação e segurança na EN203, o que permitirá ao Município avançar com a intervenção, enquanto dono da obra, sendo a mesma financiada em cerca de 400 mil euros pela IP.

Em comunicado, a Autarquia refere que “o projeto em causa prevê o tratamento de travessia urbana, incluindo reordenamento de acessos e reformulação de interseções, através nomeadamente da construção de duas rotundas de forma a reduzir a velocidade de circulação automóvel promovendo-se, de uma forma articulada com intervenção já adjudicada pelo Município relativa às ciclovias e vias pedonais da envolvente urbana, uma maior segurança para o peão”. A questão da segurança rodoviária é uma preocupação desde há muito invocada pelo Município.

PUB

“São promovidas, através de ambos os projetos, as condições de sustentabilidade ambiental, de fluidez de tráfego e segurança da circulação, esperando-se que estas medidas possam efetivamente permitir uma redução dos registos de sinistralidade verificados nesta via”, acrescentou a Câmara.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas