Wind Experts é um programa educativo que visa sensibilizar as gerações mais jovens para a corrente problemática das alterações climáticas e demonstrar o papel que as energias renováveis têm na mitigação das mesmas.
Esta segunda edição do Wind Experts decorreu em Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal, a Escola Básica da Abelheira, a Escola EB 2/3 de Carteado Mena e a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito.
Houve uma cerimónia de encerramento com entrega de prémios aos grupos de alunos vencedores, e à escola vencedora. O programa tem como objetivo sensibilizar as gerações mais novas para o desafio global das alterações climáticas e para os benefícios e potencialidades das energias renováveis, nomeadamente da energia eólica offshore na mitigação das mesmas.
O evento foi celebrado no auditório da Escola Superior de Saúde do IPVC, na presença da equipa do WindFloat Atlantic – parque eólico offshore flutuante local do qual a Ocean Winds (uma joint venture de 50/50% entre a EDP Renováveis e a ENGIE) é a principal acionista –, todos os alunos e professores envolvidos, e membros do Município de Viana do Castelo, representados pelo Departamento de Gestão Territorial e Sustentabilidade e pelo CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental).
PUBNo contexto deste programa educativo, que se relaciona com as disciplinas curriculares de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, os alunos das três escolas participantes assistiram a vários cursos educativos que tinham como objetivo aumentar a sensibilização sobre as alterações climáticas e promover soluções eficazes para mitigar as suas consequências. A fase que se seguiu foi uma competição entre todos os alunos, em que o desafio principal foi construir um modelo de aerogerador, utilizando materiais reciclados e o parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic, como inspiração. Esta competição entre os grupos de alunos é um incentivo ao trabalho em equipa, criatividade e ideias inovadoras.
A seleção do grupo vencedor, foi realizada pelo comité da Ocean Winds, o qual analisou cada um dos projetos apresentados, valorizando a sua conceção, funcionalidade, criatividade e mensagem, sendo selecionado um grupo de 5 alunas da Escola Básica da Abelheira. A escola vencedora recebeu um voucher de 3.000 € pelo seu envolvimento, e cada membro da equipa vencedora recebeu como prémio um iPad.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

Além disso, todos os alunos receberam um certificado de participação, que valoriza o seu envolvimento e empenho nesta iniciativa desafiadora, que inspira a criatividade.
A iniciativa Wind Experts enquadra-se no compromisso da Ocean Winds em investir na sociedade e comunidade local nos seus projetos, focando-se especialmente na disseminação e promoção do conhecimento entre as gerações mais jovens. Assim, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, estão a decorrer várias ações sociais na região de Viana do Castelo.
PUBSobre a Ocean Winds em Portugal
A Ocean Winds está atualmente presente em Portugal através do projeto WindFloat Atlantic (WFA), o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo, localizado na costa norte de Portugal, a cerca de 20 quilómetros de Viana do Castelo.
A Ocean Winds está determinada em continuar a acompanhar Portugal para cumprir os seus objetivos de energia limpa.
A Ocean Winds (OW) é uma empresa internacional que se dedica à energia eólica offshore, detida em partes iguais pela EDP Renováveis e pela ENGIE (joint-venture 50/50). Com base na nossa convicção de que a energia eólica offshore é uma parte essencial da transição energética global, desenvolvemos, financiamos, construímos e operamos projetos de parques eólicos offshore por todo o mundo.
Quando a EDP Renováveis e a ENGIE combinaram os seus recursos para criar a OW em 2019, a empresa tinha um total de 1,5 GW em construção e 4,0 GW em desenvolvimento. O portfólio da OW tem vindo a crescer rapidamente e está agora a caminho de atingir o seu objetivo para 2025 de 5 a 7 GW em projetos em operação, ou em construção, e de 5 a 10 GW em desenvolvimento avançado. Atualmente, a capacidade bruta das eólicas offshore da OW já em operação, em construção ou com direitos concedidos de desenvolvimento avançado chegou aos 18 GW.
PUBA OW, com sede em Madrid, está neste momento presente em 9 países e visa principalmente os mercados da Europa, Estados Unidos, certas partes da Ásia, e do Brasil.