Os últimos (ainda) resistentes do Prédio Coutinho recusam sair!

predio_coutinho

Já por diversas vezes aqui abordámos a situação de um casal de falcões peregrinos que há anos nidificaram no telhado do célebre prédio Coutinho, em Viana do castelo, e que mesmo com parte do edifício demolido, recusa-se a abandonar o seu lar.

w

Não tem sido o barulho das máquinas, nem da demolição em si, que afasta esta espécie de aves em extinção e que, por isso mesmo, é contemplada em legislação comunitária, obrigatoriamente transposta para a nacional.

w

PUB

Em suma, não podem ser retirados do seu habitat natural e há penas graves para quem os moleste.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Outros órgãos de comunicação social fizeram reportagens sobre esta espécie animal que é a ave mais rápida do mundo e – repetimos – está em vias de extinção. O jornal Público, po exemplo, até fez uma filmagem no prédio com o recurso a um drone.

w

PUB

Notícias:

 w

https://www.minhodigital.com/news/falcoes-peregrinos-podem

PUB

 

https://www.minhodigital.com/news/falcoes-peregrinos-do-predio

 

https://www.minhodigital.com/news/os-falcoes-amam-o-coutinho

PUB

w

Alertada a VianaPolis, a Câmara Municipal, Partidos Políticos e Associações Ambientalistas, quase todos se remeteram ao silêncio e os que se pronunciaram prometeram agir. Até hoje!… O mesmo sucedeu com as famosas tílias na recta da Praia do Cabedelo em que até uma acção cautelar que entrara em Tribunal foi desrespeitada pela autarquia de então.

Os buldozers sobrepuseram-se aos despachos judiciais, perante a indignação generalizada da população e do  movimento espontâneo de um grupo de cidadãos contra o abate das árvores.

w

Esta semana, os falcões peregrinos (falco peregrinus) ainda podiam ser vistos (clique nos links em baixo) no Prédio Coutinho. São os últimos resistentes e, ao fim da tarde, ei-los a esvoaçar, insensíveis a outra espécie de rapina…

w

Video 1    

 https://youtu.be/9SWD04LZNuI

 

Video 2     

https://youtu.be/LE0uXY4iSIw

 

Video 3     

https://youtu.be/j8LdLMqMWAk

 

Vídeo 4

https://youtube.com/shorts/qkXUv3k3-LI?feature=share

 

Vídeo 5

https://youtube.com/shorts/Rcg8czpx7O8

 

Vídeo 6

https://youtube.com/shorts/f4MXGsTY08I

w

[[{“fid”:”61946″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

[[{“fid”:”61947″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas