Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Pacto do Rio Minho Transfronteiriço

Comunicado de Imprensa
Pôr do sol na Foz do Rio Minho

Reunião de trabalho articula parcerias e define projetos a candidatar.

Com o objetivo de mobilizar uma cooperação mais alargada no âmbito da preservação e promoção da biodiversidade do rio Minho e das suas margens, os 15 signatários do Pacto do Rio Minho Transfronteiriço contactaram um conjunto de entidades da Galiza e Norte de Portugal para uma sessão de trabalho que se realizou nesta quinta-feira, em Valença. O encontro visou apresentar ações concretas do projeto ECOTUR_UNIMINHO_2.0 a candidatar à 1ª Convocatória Programa INTERREG V A Portugal/Espanha.

Várias entidades públicas da Euroregião Norte de Portugal/Galiza, com competências na área do ambiente, conservação da natureza e gestão do território, aceitaram o convite para conhecerem a missão e a abrangência do Pacto do Rio Minho Transfronteiriço, além de poderem contribuir com medidas e ideias a integrar futuras candidaturas a fundos comunitários.

Assumindo o rio Minho como um recurso e atrativo de excelência para estes territórios de fronteira, o Pacto Rio Minho Transfronteiriço subscrito a 10 de março, procura mobilizar uma cooperação mais abrangente do ponto de vista de atuações sobre este troço de água internacional. Com o intuito de continuar a defender este processo de desenvolvimento e, consequentemente, os interesses destas populações raianas, os signatários pretendem auscultar várias entidades com competências e atribuições ao rio Minho de forma a elaborar um plano de trabalhos consensual que contribua para a atração de investimento público e privado.

A reunião desta quinta-feira decorreu nas instalações da Uniminho, em Valença, e foi dividida em dois períodos de intervenção: um primeiro dedicado a três estudos/projetos, nomeadamente “Rede Natura 2000 & Valores Naturais: Rio Minho Transfronteiriço”; “Bacia hidrográfica do Rio Minho: oportunidades e ameaças”; e “ECOTUR_UNIMINHO_2.0”; já o segundo momento ficou reservado para a apresentação de ações para o Rio Minho Transfronteiriço e articulação de parcerias.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Recorde-se que no passado dia 10 de março, os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura – e nove concelhos do Baixo Miño, Galiza – A Caniza, A Guarda, Arbo, As Neves, Crecente, Rosal, Salvaterra do Miño, Tomiño e Tui -, subscreveram o Pacto do Rio Minho Transfronteiriço, com o intuito de dar voz política à fronteira do rio Minho. Integrado no pacto, os signatários deram luz verde ao projeto ECOTUR_UNIMINHO_2.0 sustentado na valorização, preservação e promoção de todo o património natural associado ao rio Minho.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas