Padre André Filipe toma posse em Longos Vales

Padre André

Passados sete anos, Longos Vales tem novo Padre. A terra, de Freiras, Padres e até mesmo um Bispo, acolheu no passado dia 20 de Setembro, o Padre André Filipe, que agora assume funções de Pároco, em Longos Vales.

O seu antecessor, Padre Manuel Pinto, celebrou pela última vez em Longos Vales, no dia 13 de Setembro. A população, não esqueceu o trabalho, empenho e dedicação e, por isso mesmo, na ultima celebração foi-lhe oferecido em nome da Paróquia uma estola, uma caneta em prata, um cálice e um ramo de flores. No momento de oferta, em nome da Paróquia de São João Baptista, Manuel Breia dirigiu palavras de reconhecimento e apreço pelas obras que o Padre Manuel Joaquim desenvolveu durante estes sete anos.

Retomada a palavra, o Padre Pinto agradeceu as ofertas, bem como pediu desculpa por eventuais atitudes que possa ter tido e que não tenham sido do agrado dos paroquianos. Agora tem como missão a Paróquia de São Sebastião de Darque em Viana do Castelo.

Passados oito dias, a 20 de Setembro, é o Monsenhor Avelino Marques, que também já foi Pároco de Longos Vales, que dá posse ao Padre André Filipe.

Longos Vales recebeu o Padre André com um tapete de flores de boas vindas. Ao mosteiro de São João Batista, para além dos habitantes de Longos Vales, marcaram presença vários arcuenses que no final da cerimónia ofereceram, um ramo de flores e um Santiago, de quem o Padre André é muito devoto, para além de algumas palavras de força e elogio.

Por Longos Vales, coube ao Padre Bento, dar as boas vindas ao Padre André que agora assume funções na freguesia.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Após, uma conversa, numa destas tardes com o Padre André Filipe, percebemos que a mudança “custou um bocadinho”. O Jovem sacerdote, com 33 anos feitos no dia 19 de Setembro, exerce há 8 anos. Diz que “soube em 3 ou 4 dias que ia mudar para outras Paróquias”. Embora “não conhecendo o ambiente cultural e religioso”, está disponível “para caminhar em conjunto com a paróquia”. Além de Longos Vales, Moreira, Parada e Portela, o Padre André Filipe foi nomeado ainda para o Movimento dos Convívios Fraternos.

Fundador do Grupo Polifónico de Arcos de Valdevez e peregrino dos Caminhos de Santiago, o Padre André Filipe, traz boa vontade para trabalhar em prol da Paróquia de São João Batista de Longos Vales, contando com a ajuda e colaboração dos Conselheiros e dos Paroquianos.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
marcioteixeiraferreira1@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas