Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Padre da Diocese de Viana do Castelo usará Estola igual à que foi oferecida ao Papa Francisco

6

O centenário das aparições não acabou com a visita do Santo Padre, outras cerimónias se seguirão. Pelas 16 horas do próximo Domingo, dia 21 de Maio, a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará em Viana do Castelo em peregrinação, partindo do Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e passará a ponte metálica até à Igreja da Sagrada Família.

A designer vianense Isabel Lima, com a anuência do Bispo da Diocese, D. Anacleto de Oliveira, confeccionou uma estola para assinalar o Centenário das Aparições, a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco e a graça e bênção do Papa Francisco entre os portugueses. Uma terceira foi igualmente oferecida ao Museu do Santuário de Fátima.

Segundo a memória descritiva, a estola tem 150 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura. No cruzamento das duas tiras de pano de seda, uma flor bordada representa a chaga de Cristo. De cor litúrgica branca, desenhos inspirados no manto de Nossa Senhora de Fátima, bordados a fio de ouro, 1000 lantejoulas e com cerca de 20 mil pontos, a estola foi manufaturada utilizando a técnica de ponto corrido e cheio, realçando a beleza com processos associados às tradições do Alto Minho. A execução da estola demorou um ano, contando com a ideia, os contactos, o registo de imagens no Santuário, o estudo, os desenhos e moldes e a execução até à entrega no dia 10 de Maio na Reitoria do Santuário de Fátima, conforme consta de memorando assinado entre a artista Isabel Lima e Drª Sónia Vazão.

PUB

Além da estola que foi oferecida ao Sumo Pontífice e outra para o Museu do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Isabel Lima confeccionou mais uma para ser usada por um Padre da Diocese de Viana do Castelo, no dia 21 de Maio, na Igreja da Sagrada Família, aquando da passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela cidade.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A criação de uma veste litúrgica de cor branca, usada em Tempos de Festas da Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos Não Mártires, assinala o momento marcante do primeiro centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e da canonização dos pastorinhos, Jacinta e Francisco.

O Papa Francisco é admirado e respeitado pela expressão universal de proximidade com os dramas da humanidade e os seus gestos demonstram o poder da “fé e caridade”, fazendo a ligação entre todos. A estola simboliza as ovelhas que o Bom Pastor carrega sobre os ombros.

PUB

PUB

“A Igreja sempre utilizou a arte para demonstrar a maravilha da criação de Deus e da dignidade do homem criador à sua imagem e semelhança”, esta é a visão de arte do Papa Francisco, que é espiritual e ética.

 Isabel Lima confidencia que “o Santo Padre que é ligado às causas humanas e voz da actualidade e como Fátima é ponto de encontro de todos os credos, como artista interventiva não podia deixar passar este momento histórico, festivo de comoção e esperança sem uma manifestação de louvor. A oferta é minha, mas envolve todos os vianenses e todos os portugueses numa união com Fátima e com  o Santo Padre”.

Isabel LIma acrescenta que “Em sintonia com a preocupação e aproximação de carinho e afeto do Papa Francisco por aqueles que mais precisam, também eu quiz levar-lhe o melhor de mim pronunciando o Salva Rainha do tempo actual mostrando às pessoas a alegria de peregrinar num caminho de inovação. Sinto que tenho um futuro ainda por desbravar nesta minha peregrinação, procurando que seja notável de valores e de atitude, envolvendo-me com emoção e entrega e assim corresponder às minhas próprias expectativas”.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas