Combata as alergias sazonais com a reflexologia

Vida com saúde

Espirros, nariz a pingar, sensação de cabeça pesada. A estação das alergias está a chegar e o nosso corpo começa a ressentir-se.

As alergias acontecem quando o nosso organismo está a receber muitos estímulos e o sistema imunitário trabalha a todo vapor para combater antígenos invasores.

Para as alergias mais comuns, a reflexologia pode ser uma ajuda preciosa, já que ajuda a equilibrar o sistema imunitário e reduz as reacções a alérgenos. Durante uma sessão de reflexologia, os nossos terapeutas irão aplicar a pressão correcta nos pontos do sistema respiratório e imunitário para impulsionar a harmonia, além de estimular o funcionamento dos rins e do fígado para a remoção de toxinas.
A prática regular da reflexologia pode até evitar o aparecimento regular das alergias sazonais.

Será que funciona mesmo?

Kunz e Kunz (2008) fizeram uma revisão a fundo de vários artigos científicos publicados na última década sobre a reflexologia e resumem assim os benefícios comprovados desta terapia complementar:

  • Impacto positivo em alguns órgãos: aumento do fluxo sanguíneo para os rins e intestinos.
  • Alívio de sintomas: mudanças positivas especialmente no funcionamento renal em pacientes com diálise renal.
  • Relaxamento profundo: através de medições de ondas alfa e teta, investigadores comprovaram a estabilização da tensão arterial e uma forte redução de sintomas de ansiedade.
  • Alívio de dores: 27 estudos demonstraram melhorias significativas em dores ocasionais e crónicas.

 

w

Óleo do mês
Bergamota
(Citrus bergamia)

Este é considerado o óleo da felicidade. O óleo essencial de bergamota exerce um efeito calmante e revitalizante sobre o sistema nervoso. O seu aroma tem o poder de levantar o ânimo. Proporciona um equilíbrio natural, podendo ajudar em casos de ansiedade, depressão e tristeza. É muito útil para quem está exausto ou a convalescer de uma enfermidade psicológica ou física, além de ser um ótimo regulador de apetite. Em dias de grande agitação, experimente 2 gotas de bergamota e 2 gotas de alfazema no difusor antes de deitar-se.

Dica da Terapeuta
Nádia Zambujo
Os óleos essenciais trazem muitos benefícios para os bebés. São muito eficazes a reduzir cólicas, a fortalecer o sistema imunitário e a trazer tranquilidade. Para deixar o bebé mais relaxado durante uma crise de cólica, massageie o abdmómen com uma mistura de 30ml de óleo vegetal de grainha de uva ou de amêndoas doces e 2 gotas de óleo essencial de bebé. Os movimentos devem ser sempre no sentido horário. Também pode usar a mistura para massagear os pés para uma boa noite de sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo