DKC de Viana procurado por 25 jovens franceses do Erasmus+ para estágio profissional!

Comunidade do DKC numa acção solidária

Reconhecida a capacidade da DKC de Viana a nível internacional, a Associação Francesa Eurocicle, de Marselha contratou com esta associação vianense um estágio profissional para jovens franceses na área específica da canoagem no âmbito do programa ERASMUS+.

O departamento da juventude da DKC de Viana conjugado com a sua vertente desportiva atraiu 25 alunos universitários com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que dotou estes jovens de um local para a pernoita na Pousada da Juventude da cidade.

O projeto de Educação Vocacional para a especialidade da canoagem a nível do estágio de 15 dias tem sido desenvolvido com os recursos do clube que possui condições para a prática da canoagem em pelo menos doze especialidades, com um manancial importante na sua diversidade de embarcações.

Presença de duas turmas em estágio profissional na DKC de Viana,

Uma turma do Centre de Ressources Expertice et Performence Sportive que capacita os jovens com uma licença profissional no âmbito da Educação para a juventude popular desportiva.

A segunda turma veio do Centro Regional de Formação de Canoe/Kayak de L’Árgentiére-la-Bessée.

Para esse efeito a DKC de Viana disponibilizou as suas duas carrinhas (uma não chegou ao fim do programa porque o motor queimou, também já tem 24 anos, mas substitui-la é tarefa quase impossível) para o transporte diário dos jovens e professores da Pousada ao clube.

Tomaram contacto com o modelo da associação juvenil DKC de Viana, das suas práticas, assim como dos programas de alto rendimento, náutica nas escolas, iniciação, paracanoagem, proteção do ambiente, Centro de Mar, entre outras.

Experimentaram kayak mar no mar, kayak Polo, surfski e kayaks de águas lisas no Rio Lima, surfaram no Atlântico, na Praia do Cabedelo, fizeram freestyle e slalom na pista da DKC no Rio Coura, em Covas (Viana continua a não ter uma pista de slalom), articularam-se alunos APPACDM, trabalho de ginásio, apoiaram o clube na montagem de material e embarcações e notaram também a falta de embarcação de apoio que seria útil para o reforço da segurança prática da modalidade.

Visitaram a fábrica NELO, a maior do mundo em fabricação de kayaks e visitaram os quatro clubes que pertencem ao Centro de Mar, além do Centro de Canoagem, o Car de Surf, O Centro de Remo e o Centro de Vela, onde foram muito bem recebidos e lhes responderam à sua curiosidade. O mesmo no Gil Eanes, de forma mais informal.

Tiveram aulas teóricas e práticos acompanhados pelos professores Pierre e Cyril, muito talentosos, sábios e profundos conhecedores da modalidade. Interagiram com os atletas da DKC de Viana, tomando assim um saldo muito positivo para a sua passagem. As sessões através da DKC foram ministradas pela Drª Abril Martinez e pelo presidente do clube Dr. Américo Castro.

A segunda turma visitou a Federação Portuguesa de Canoagem, sediada em Vila Nova de Gaia com uma magnífica receção e os dotou da mascote oficial “O Pimentinha”.

Conheceram também o Porto com uma visita às suas caves de vinho do Porto, o bacalhau à Brás e as Francesinhas.

Obviamente experimentaram as famosas “Bolas de Berlim” de uma famosa pastelaria e os Jesuítas de uma conhecida “leitaria”, ambos em Viana.

Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo