FBAC promove debate sobre o ensino artístico no futuro da Arte

Sessão contará com a participação de 7 instituições de Ensino Superior.

“Qual o papel do ensino artístico no desenho do futuro da Arte?”. Será este o mote para a conferência “WE MUST TAKE ACTION #3 o ensino artístico no desenho do futuro da Arte”, que irá decorrer esta sexta-feira, 18 de novembro, pelas 16h00, no Fórum Cultural de Cerveira. 

 

Integrada na programação da XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, esta última conferência internacional marcará, de forma simbólica, o terceiro momento da programação, um tempo de reflexão e de construção de pensamento para o futuro. “Começámos por criar uma rede de bienais (tempo da rede e da criação), depois, no tempo da festa, assinalámos a ação com a arte a mudar o mundo e agora vamos juntar representantes de diferentes instituições de ensino superior artístico para pensar o futuro e qual o papel de cada um neste desenho da produção artística”, explica a diretora artística, Helena Mendes Pereira.

 

O debate terá como oradores 8 docentes de 7 instituições de ensino superior: Albertino Gonçalves (UMinho), Domingos Loureiro (FBAUP), Filipe Rodrigues (IPB), Ilídio Salteiro (FBAUL), Manuela Bronze (ESMAE), Miguel Bandeira Duarte (UMinho), Paulo Guerreiro (UPT) e Samuel Rama (ESAD.CR). A sessão contará, ainda, com a presença do Presidente do Conselho Científico da FBAC, Henrique Silva.

 

Num primeiro momento, os oradores irão apresentar a oferta da sua instituição superior a nível de ensino artístico e em termos de programação cultural. Posteriormente, o sociólogo Albertino Gonçalves (UMinho) irá refletir e lançar a questão aos colegas de painel: “Qual o papel do ensino artístico no desenho do futuro da Arte?”.

 

A sessão está agendada para as 16h00 e decorrerá em formato digital e presencial, sendo que o evento será transmitido na plataforma do Facebook da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

 

A iniciativa integra a candidatura “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo” (2020 – 2021 – Apoio Sustentado – Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

Oradores

  • Albertino Gonçalves, Universidade do Minho (UMinho)

  • Domingos Loureiro, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP)

  • Filipe Rodrigues, Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

  • Ilídio Salteiro, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)

  • Manuela Bronze, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE)

  • Miguel Bandeira Duarte, Universidade do Minho (UMinho)

  • Paulo Guerreiro, Universidade Portucalense (UPT)

  • Samuel Rama, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR)

 

Moderação

  • Helena Mendes Pereira

Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo