Paredes de Coura promove o milho

Preparação do milho

O município de Paredes de Coura tem quase concluído o processo de candidatura da certificação de alguns produtos alimentares que têm como base o milho. Em causa estão os biscoitos de milho, o bolo do tacho e o ralão, especialidades gastronómicas que são características do concelho e em que o concelho quer apostar.

Paredes de Coura, que já foi considerada o “celeiro do Minho”, procura, desta forma, divulgar e certificar um leque de produtos que podem ser a base de uma estratégia de promoção do concelho. Como refere Tiago Cunha, vice-presidente da autarquia courense, “cada vez mais os territórios vivem das suas especificidades, ou seja daquilo que é autêntico, daquilo que lhes é característico e é isso que os diferencia”. Este responsável lembra que “Paredes de Coura tem uma característica incontornável, que está ligada à cultura do milho e é nesse pressuposto que assenta a certificação”.

A candidatura está numa fase avançada. No passado fim-de-semana deu-se mais um passo, com a recriação duma desfolhada tradicional e de uma série de actividades a montante, nomeadamente a confecção dos produtos que se quer certificar. A desfolhada culminou o ciclo do milho, que incluiu a plantação, o crescimento e o corte, tendo sido semeados para este efeito dois campos de milho regional. “Um projecto de enorme relevância para a candidatura”, explicou Paulo Eurico Pereira, presidente da Cooperativa dos Agricultores de Paredes de Coura, referindo que só assim “se garante a reintrodução do milho regional no circuito económico”.

PUB

A certificação dos biscoitos de milho, do bolo do tacho e do ralão, acrescenta ainda o vice-presidente da Câmara, “representa no futuro uma oportunidade para as pessoas, para os agricultores que estão envolvidos no processo e vão poder escoar os seus produtos e também em relação àqueles que vão confecionar o produto final e comercializá-lo”. Recorde-se que o município de Paredes de Coura já tinha, em 2008, dado outro passo no sentido de promover e aproveitar um dos produtos relacionados com o milho, registando na altura a marca ‘Biscoito de Milho de Coura’.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas