Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Passeio sobre o Rio Âncora terá o nome do Dr. Francisco Sampaio

A ponte à cota da água, a construir sobre o rio Âncora no âmbito da Ecovia do Litoral Norte, vai chamar-se “Passeio Dr. Francisco Sampaio”. O anúncio foi feito ontem à noite pelo presidente da Câmara de Caminha, na inauguração da exposição ‘Francisco Sampaio – 80 anos’, no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora. Esta mostra, que pode ser visitada até ao dia 2 de julho, é uma homenagem do Município ao Dr. Francisco Sampaio, que na 4ª feira completou 80 anos.

O Forte da Lagarteira acolheu uma cerimónia emotiva, com a família e muitos amigos e admiradores na plateia. A abertura coube ao Orfeão de Vila Praia de Âncora, cujo grupo coral teve como diretor artístico e maestro o próprio Dr. Francisco Sampaio. Personalidade de Vila Praia de Âncora, Francisco Sampaio teve uma carreira longa e muito rica, ligada ao turismo, mas também à cultura, ao associativismo em geral e à política. Miguel Alves entendeu que faria todo o sentido que a primeira exposição do Forte da Lagarteira, aberto ao público desde o dia 1 deste mês, tivesse como tema a vida e obra do antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho.

O presidente da Câmara de Caminha reservou uma surpresa para o final, anunciando que irá propor ao Executivo a atribuição do nome de Francisco Sampaio à futura ponte sobre o rio Âncora. “Passeio Dr. Francisco Sampaio” será assim a designação deste novo troço da Ecovia do Litoral Norte.

PUB

A obra já está adjudicada e constitui a segunda parte de uma empreitada em curso, muito importante para o concelho de Caminha – “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha”, no âmbito da Polis Litoral Norte.

Em execução encontra-se o troço entre a Capela de Santo Isidoro e as Camboas, que vai permitir a ligação de Moledo a Vila Praia de Âncora. Posteriormente iniciar-se-á a construção da ponte, obra que vai começar logo que a empresa Infraestruturas de Portugal conclua a intervenção no âmbito da rede ferroviária, prevendo-se que isso aconteça no final deste verão.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

“A ponte é um caminho, uma ligação, um espaço de partilha”, disse o presidente da Câmara, explicando que ficará num local paradisíaco e de grande potencial turístico. Dar-lhe o nome de um homem que tanto fez pelo turismo e pela promoção do território faz por isso todo o sentido”, concluiu Miguel Alves.

Quanto à mostra, trata-se de uma exposição “simples, mas que comemora os seus 80 anos aqui neste espaço, honrando também o primeiro momento expositivo do Forte da Lagarteira”, disse ainda o autarca. A mostra é composta por 14 painéis que ilustram os 80 anos de vida de Francisco Sampaio: carreira académica e pedagógica; carreira científica e profissional; condecorações; obras publicadas; associativismo; desenvolvimento de produtos turísticos na região do Alto Minho; remodelação do património e ‘momentos da minha vida’.

A exposição ‘Francisco Sampaio – 80 anos’ pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10.00 às 13.00 horas e das 14.00 às 18.00 horas.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas