Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Paula Veiga do NÓS CIDADÃOS quer «políticas sociais mais ativas, um olhar mais atento para a Terceira Idade e educação de melhor qualidade»

A candidata quer governar «para as Pessoas» e diz que em Viana do Castelo« faltam políticas de coesão social», referindo que as medidas que existem «são avulsas e não estão atentas às necessidades das famílias e das pessoas vulneráveis, como é o caso da Terceira Idade».

w

Quer criar Equipas Multidisciplinares de Apoio Social e Familiar e Equipas Multidisciplinares de Apoio à Terceira Idade, bem como Zonas Residenciais para a Terceira Idade. 

w

PUB

Entre várias medidas de apoio social, Paula Veiga diz «ser fundamental a existência de uma bolsa habitacional de emergência social e um parque habitacional acessível a estratos sociais baixos e médios, assim como o fomento de rendas acessíveis para todos». Acredita que «desta forma se resolve também o grave problema de habitação existente no concelho, que dá margem a preços dos imóveis especulativos em muitos casos, quer na questão do aluguer quer mesmo na aquisição, o que constrange a possibilidade de todos terem acesso ao direito fundamental de ter uma habitação condigna».

 w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Paula Veiga pretende criar um Cheque Família Municipal para os estratos mais vulneráveis e quer mais creches subsidiadas ou acesso a uma rede de amas credenciadas ao serviço do município.

 w

PUB

A candidatura do NÓS CIDADÃOS tomou conhecimento que numa Escola Básica de Viana do Castelo «existe uma turma do 9º ano a ter aulas numa zona de bar, em condições pedagógicas bastante precárias». Paula Veiga afirma que «O bar dos alunos é uma passagem de acesso para a cantina,  utilizada também pelos alunos da escola primária» e que, além disso, «os alunos de mobilidade reduzida, para terem acesso às instalações que lhes são destinadas, também têm que utilizar o espaço do bar» e para «agravar a situação»,  a fila dos alunos para a cantina «chega até ao bar onde decorrem as aulas da referida turma, sujeita ao barulho constante que não permite que as aulas decorram na normalidade necessária».

w

[[{“fid”:”59294″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

PUB

w

Os encarregados de educação, segundo realça a candidata à presidência, «estão indignados com a situação e já questionaram a direção da escola, que não garante a resolução da situação antes de novembro», e que, no seu entender, «Esta situação decorre do facto da Câmara Municipal ter retirado, no ano letivo transato, os monoblocos/contentores que estavam a garantir o espaço complementar necessário para garantir as atividades letivas em melhores condições».

«Estes [pais dos alunos] questionaram a Câmara Municipal sobre o facto de terem retirado estes monoblocos/contentores e ainda não os terem reposto. Ao que parece a precariedade desta situação prende-se com o facto da Câmara Municipal ter retirado estes equipamentos e ainda não os ter restituído» – acusa Paula Veiga.

 w

PUB

Segundo a ainda vereadora, o município «deve ser um facilitador e um parceiro nas questões educativas e nunca o contrário». Refere que na Educação é necessário «fazer mais e melhor em prol das crianças, dos jovens e respetivas famílias», pelo que defende que «muito há ainda a ser melhorado».

w

A candidata do ‘NÓS CIDADÃOS!’ propõe uma educação com «maiores apoios sociofamiliares, bem como o aumento da oferta educativa e formativa, ao nível do ensino secundário e ensino superior, contextualizadas com as atividades económicas de referência local e um investimento na flexibilização curricular». «Com aposta no equilíbrio das atividades letivas e extracurriculares, através de abordagens mais ligadas ao ambiente, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, com apoio das associações e organizações locais» – conclui Paula Veiga.

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas