Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Pedro Lobo é o candidato socialista à Câmara Municipal de Ponte da Barca

Pedro Sousa Lobo e outros

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista anunciou na terça-feira, 26 de janeiro, a candidatura de Pedro Sousa Lobo à presidência da Câmara Municipal de Ponte da Barca nas Eleições Autárquicas de 2021.

Pedro Lobo foi eleito como candidato à autarquia barquense com a unanimidade dos votos da Comissão Política Concelhia de Ponte da Barca do Partido Socialista.

O PS considera que os Barquenses têm razões para estarem insatisfeitos e desiludidos com a atual Câmara Municipal e exigem um novo rumo político com mais rigor, transparência e que vá ao encontro de todos.

Esta candidatura representa a esperança de mudança. Pedro Lobo tem uma vida profissional de grande mérito e as características humanas necessárias para garantir a construção de um futuro melhor para Ponte da Barca.

PUB

Os socialistas entendem que este é definitivamente um tempo de diálogo de todos quantos desejam acima de tudo o bem para o concelho.

“Estamos a construir um projeto político abrangente e credível que sairá vitorioso nas próximas eleições autárquicas. Ponte da Barca precisa, os Barquenses merecem, a crise exige”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Pedro Sousa Lobo é um barquense orgulhoso das suas origens, tem 44 anos, casado, pai de uma menina, a Carminho, com 4 anos de idade.

PUB

Fez os seus estudos em Ponte da Barca até ingressar no ensino superior. Advogado desde 2001, tem várias especializações na área do direito público, frequentou Pós-Graduação em Fiscalidade e em Direito das Autarquias Locais e do Urbanismo na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

 

Há mais de vinte anos desenvolve a sua atividade profissional preferencialmente na prestação de serviços jurídicos a entidades públicas, seguradoras, cooperativas, sociedades comerciais e start-ups.

PUB

Entre outras funções, desempenhou a atividade de técnico superior jurista no Grupo Santander-Totta, prestou serviços no contencioso da Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A., exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Geral da sociedade “The Body Shop” e de legal-advisor na constituição da plataforma de crowdfunding GoParity junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No associativismo Pedro Sousa Lobo é sócio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca e da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo (delegação Ponte da Barca). É membro do movimento rotário desde 2009, tendo desempenhado as funções de Presidente do Rotary Club Porto-Foz, Governador-Assistente, Presidente da CIP Portugal-Moçambique, Membro da Comissão de Projetos e Programas, Membro da Comissão de Reconhecimento de Mérito e presentemente de Comissão Distrital de Serviços Internacionais de Rotary D1970.

É sócio da SOPRO – Solidariedade e Promoção ONGD, apadrinhando em conjunto com a sua mulher duas crianças da Escola João XXIII na Beira, Moçambique. Apoiou profissionalmente e graciosamente várias IPSS de combate à exclusão social, designadamente a “Mão Amiga Cristã – Associação de Apoio à Integração Social e Comunitária” e a “Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo do Porto”.

Em 2013, com um grupo de dezasseis cidadãos, fundou a “Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL”, primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis, exercendo desde a sua constituição o cargo de Presidente da Assembleia Geral. A Coopérnico atualmente tem cerca de 2000 membros e investiu mais de 1.700,00 milhões de euros em projetos de energia renovável.

PUB

Relativamente a intervenções públicas, foi orador convidado no seminário sobre “Promoção e Proteção dos Direitos Humanos para os Órgãos da Polícia Nacional” organizado pela Procuradoria-Geral da República em colaboração com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) em Luanda, Angola; orador convidado no painel sobre “As Comunidades Locais e os Desafios da Energia – Produção, Armazenamento e Consumo”, no evento denominado “Cidade Mais”, organizado pela Câmara Municipal do Porto; orador convidado para o painel “Energias Renováveis”, da II edição do Congresso 4US, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; orador convidado nas “Primeiras Jornadas em Energias Sustentáveis”, realizadas no Instituto Superior de Engenharia do Porto; orador convidado nas “Jornadas de Eletrónica”, no âmbito do Mestrado de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da Universidade do Minho; orador convidado para o painel Empreendedorismo, do “I Encontro de Cooperativas da Euroregião”, organizado pela  Euroregião Galicia – Norte de Portugal – AECT, a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e a Consellería de Economía, Empleo e Industria da Xunta de Galicia; e orador convidado na Semana Mundial do Investidor 2018 – Portugal, promovida pela CMVM.

O gosto pela política cedo se manifestou. Desde a adolescência apoiou causas humanitárias como a “Missão Paz em Timor- Lusitânia Expresso”, na sequência do massacre de Santa Cruz de 12 de novembro de 1991, acompanhou todas as campanhas do Partido Socialista de Ponte da Barca e fez parte do movimento regionalista “NORTE SIM”.

Foi membro da Assembleia Municipal de Ponte da Barca desde 2005 até 2017 e da Assembleia Geral da Comunidade Intermunicipal do Minho Lima – CIM-Alto Minho de 2009 até 2017.

Nas últimas eleições autárquicas integrou a lista do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ponte da Barca, desempenhando atualmente funções como Vereador em regime de substituição.

Pedro Sousa Lobo tem um percurso profissional sólido, tem conhecimento das necessidades do concelho e assume agora a responsabilidade de transformar Ponte da Barca numa terra mais solidária, mais próxima, mais ambiciosa e inovadora. Uma Ponte da Barca que mantém os seus hábitos e costumes, mas sabe arriscar e ousa inovar.

Para o Partido Socialista é uma honra contar com a disponibilidade de um humanista, amigo do seu amigo, audaz e altruísta que tem as qualidades profissionais e pessoais para fazer de Ponte da Barca um concelho mais feliz e mais próspero. Vamos construir uma Barca melhor!

Comissão Política Concelhia do PS de Ponte da Barca

Caros Barquenses,

 

A minha vida tem sido de trabalho. Sei das dificuldades diárias dos mais carentes e do caminho que ainda temos de percorrer para alcançarmos uma efetiva igualdade de oportunidades.

 

Em mais de vinte anos de profissão combati injustiças, protegi desamparados e acompanhei empresários que não desistem apesar do país muitas vezes castigar quem quer fazer.

 

Vivemos numa era tecnológica onde tudo parece estar ao alcance de um clique, mas onde faltam emoções e permanece o drama do desemprego de longa duração, do abandono escolar e da exclusão social.

 

Não podemos deixar ninguém para trás. Ponte da Barca pode ser uma terra mais solidária, mais próxima, mais ambiciosa e inovadora.

 

Há uma consciência cívica crescente, cada vez mais, de que a afirmação de um município depende da educação e da formação, bem como da capacidade de construir sonhos coletivos. Precisamos de crianças e jovens preparados do ponto de vista académico, mas também do ponto de vista emocional, com acesso, em igualdade de oportunidades, aos diversos níveis de ensino, a atividades culturais, equipamentos desportivos e programas de formação inovadores.

 

Nas eleições todos temos uma palavra a dizer.

 

Acredito numa Ponte da Barca com orgulho, autêntica, ambiciosa e desenvolvida. Uma Ponte da Barca que mantém os seus hábitos e costumes, mas sabe arriscar e ousa inovar.

Acredito que é possível a Câmara Municipal fazer mais por todos os Barquenses no que toca à habitação digna, à educação, à qualificação profissional, ao emprego, às acessibilidades e à economia.

 

Acredito que podemos criar melhores condições de vida nas freguesias, fazer regressar os filhos da terra e combater o drama do despovoamento.

 

Acredito que é possível garantirmos a coesão social e criarmos um ambiente dinâmico, amigo do investimento e impulsionador do emprego privado.

 

Acredito que é possível construir uma sociedade mais confiante, mais justa e mais fraterna.

 

Acredito no início de um novo ciclo que contrarie a estagnação em que nos encontramos. Um ciclo mais transparente e humano que vá ao encontro de todos.

 

Acredito que com o vosso envolvimento e participação é possível construirmos um projeto novo, que garanta decência na política e que lute por todos os barquenses.

 

Temos de voltar a pedir que acreditem. Tem de ser restituída a capacidade de sonhar.

Todos são precisos para construir um concelho que não pode desistir de transformar vidas. Um concelho mais feliz e mais próspero!

 

Temos entre nós os melhores para trazer à nossa terra o progresso de que precisa: gente com competência, conhecimento do território, gente de trabalho e com ideias novas.

 

É possível construir uma equipa autárquica e uma cooperação política que devolva a Esperança. Ponte da Barca precisa, os Barquenses merecem, a crise exige.

Aceito o grande desafio de me dedicar de corpo e alma à causa de melhorar a qualidade de vida no concelho de Ponte da Barca.

Sou candidato para trabalhar e servir Ponte da Barca. Sou candidato porque amo a minha terra que é um grande concelho.

Viva Ponte de Barca!

 

Um Abraço Amigo, do

Pedro Lobo

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas