Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Peneda-Gerês Trail Adventure foi um sucesso!

Portugal recebeu atletas de 33 países para uma grande aventura no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

 

O Peneda-Gerês Trail Adventure® tem marcado pontos enquanto uma das provas de referência do trail running nacional mas é sobretudo no plano internacional que se destaca como uma das melhores provas por etapas, na qual têm marcado presença alguns dos melhores atletas da modalidade. De 12 a 19 de Maio de 2018 cerca de 300 atletas vindos dos quatro cantos do Mundo puderam usufruir das paisagens inóspitas de um dos mais belos parque Naturais.

A prova teve início no sábado (12 de maio), em Ponte da Barca, com uma primeira corrida de 15 quilómetros para aquecer as pernas. No dia seguinte, em Arcos de Valdevez, os atletas percorram mais 38 quilómetros. Na segunda-feira (14), foi o dia da etapa mais longa destes sete dias, com 50 quilómetros entre Sistelo e Melgaço. A principal categoria da prova, Advanced, na terça-feira (15), completou metade da competição, quando os atletas completaram mais 30 quilómetros, tendo até ali já percorrido um total de 133 quilómetros, numa etapa entre a Peneda e Lindoso.

PUB

Os últimos dias contaram com mais 27 quilómetros entre Pitões das Júnias e Montalegre e outros 36 quilómetros na penúltima etapa, entre Mizarela e Gerês.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

O encerramento decorreu na Vila do Gerês, com os atletas a percorrem os 15 quilómetros finais, em pleno coração do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Este ano, assistimos à grande vitória nos mais de 210 quilómetros que atravessaram todo o Parque Nacional, dos atletas vindos do Brasil: César Picinin (3º classificado em 2016 e 2º em 2017), o mais rápido entre os homens e Cláudia Nogueira que conquistou pelo segundo ano o lugar mais alto do pódio.

 

PUB

O título de campeão conquistado por César Picinin na versão Advanced,  veio com o tempo total de 21h30min50. Picinin conseguiu concluir os sete dias com apenas 18 minutos de vantagem para o vice-campeão, o equatoriano Francisco Pinto. Em terceiro lugar ficou o espanhol Imanol Orbegozo, com 22h53min43.

“Há dois anos atrás vim para cá competir a Peneda-Gerês e foi a realização de um sonho. Consegui ser campeão superando atletas muito fortes, o que me faz crer que estou no melhor momento da minha carreira como corredor amador”, comemorou César.

PUB

 

“Significa muito para mim essa vitória, neste lugar que é bastante bonito e especial. Tenho um carinho grande por cada pessoa que está aqui competindo. Você conseguir ser campeão da prova principal do evento, a mais longa e com os atletas de mais alto nível, é algo inacreditável”, destacou o campeão. “A estrutura aqui é incrível. São sete dias em que vira uma grande família. Pessoas do mundo inteiro e todos que vem, um dia querem voltar. É uma semana de sonho estar na Peneda-Gerês Trail Adventure”, concluiu o campeão.

 

Na versão Advanced feminina, Cláudia Nogueira, completou a prova com um acumulado de 28h11min40, 3h3min02 à frente da vice-campeã, a alemã Karin Giessen-Vink. No top 3 esteve ainda a inglesa Elizabeth Wiggins, com um tempo de 32h26min47.

 

“Ser bicampeã foi um presente de aniversário que me dei pelos meus 50 anos. Chegar nesta idade e correr feito uma menina, é muito bom. São frutos das escolhas de ter uma vida saudável, me alimentando de forma correcta e dormindo bem, além da prática desportiva. Só a alegria de saber que estou disputando com mulheres de alto nível e conquistando meus objectivos”, enalteceu a campeã da prova.

 

“Quando queremos alguma coisa, não existem limites. Basta você se dedicar e ter uma preparação bem feita. É uma questão de corpo e mente, além de entrega total. Não é fácil, mas no final é uma alegria que compensa tudo. Gosto muito destes momentos, porque sei que vale cada passo dado para chegar aqui. Vontade e alegria são os segredos para alcançar esta meta”, concluiu Cláudia.

 

 

Durante os 7 dias de prova, foi possível realizar uma versão starter, percorrendo um total de 118 quilómetros. No pódio masculino, todos os lugares foram ocupados por atletas estrangeiros. O jovem colombiano Juan Sebastian, segurou a liderança da prova desde o primeiro dia, com um acumulado de 12h00min56, seguido por Valmir Júnior do Brasil com 12h22min02, a fechar o top 3 ficou o francês Guy Poulain com 14h48min03. Na categoria feminina venceu a belga Martiny Jannick ( 17h47min29) com mais de 2h30 à frente das portuguesas Fernanda Esteves e Sylvie Dias, segunda e terceira classificadas.

 

Este evento contava também com uma versão de apenas 4 dias, que terminou na etapa com chegada ao Lindoso. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no interior da Barragem do Alto-Lindoso, onde premiou os atletas: Carlos Dias, Argyrios Papathanasopoulos e Julian Thehorel, na versão Advanced. O pódio feminino advanced, foi preenchido por Linda Christensen, Ana Sereno e Claudia Bernardini. Na versão starter dos quatro dias os vencedores foram: Ruben Veloso, Bart-Jan Westerhof e José Fernandes. O escalão feminino foi liderado por Florence Beytout, seguido de Aurelia Bidant e Claudia Fasol.

 

A Peneda-Gerês Trail Adventure® teve a participação de 300 atletas de 33 países, numa semana de aventura e descoberta dos fantásticos trilhos do Parque Nacional Peneda-Gerês. Os atletas vieram de lugares tão longínquos como: Japão, Singapura, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Rússia, África do Sul, Equador, Colômbia ou EUA. De referir ainda que as nacionalidades mais representadas foram a Holanda, Singapura, França, Alemanha e Brasil.

Estes números vêm confirmar a aposta de Carlos Sá, organizador da prova, na internacionalização dos seus eventos, mostrando ao Mundo o que de melhor Portugal tem para oferecer em termos de Turismo Ativo e desportos de Natureza. Mas nem só de atletas de elite é feita esta aventura, Hans Schmid com 78 anos veio dos Estados Unidos e foi capaz de completar este evento que tem tanto de belo como de duro em 40h15min30.

 

Como nas edições anteriores, a vertente solidária também esteve presente na edição deste ano. O PGTA Solidário, contou com uma prova aberta e duas Caminhadas Solidárias (dia 12 de Maio em Ponte da Barca e dia 19 na Vila do Gerês), o que permitiu a todos os participantes conhecerem locais únicos e ao mesmo tempo contribuir solidariamente com o valor da inscrição para os Bombeiros Voluntários das localidades referidas. Desta forma a organização quer honrar o trabalho excepcional desta grande instituição que tanto contribui para conservar a riqueza natural do país.

 

A organização do evento é da Carlos Sá Nature Events® em parceria com a ADERE e os cinco Municípios do Parque Nacional Peneda-Gerês. Conta ainda com o apoio das forças de proteção e socorro, associações e juntas de freguesias locais. 

Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCgzwhbnSXGjzEEkh13RVhPw

A edição 2019 já tem data marcada de 13 a 19 Abril e será possível realizarem a inscrições a partir desta semana, em www.carlossanatureevents.com

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas