Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira reabre ao público

Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira

Qualidade, eficiência energética e acessibilidade são as caraterísticas que a Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta um ano depois de dar início às obras de requalificação no interior e exterior do edifício. A inauguração decorre este sábado, dia 31 de outubro, pelas 16h.

Construída na década de 90, a Piscina Municipal do concelho cerveirense dava, há vários anos, sinais de degradação com interferência direta na segurança e bem-estar dos utentes. A recente empreitada veio colmatar e melhorar as lacunas apresentadas pelo edifício, tornando-o mais funcional.

“A requalificação da Piscina Municipal era uma ambição dos cerveirenses e de todos os utilizadores, mas também uma imperiosa necessidade por questões de segurança, de funcionalidade e eficiência energética”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira. “Considero que ficamos com a mais bela piscina do Alto Minho e uma das mais eficazes, eficientes e funcionais”, acrescenta.

A intervenção no edifício passou pela decapagem e pintura da estrutura metálica, que é a base do complexo municipal, a remodelação total dos balneários e sanitários, a substituição de toda a caixilharia que passou a dispor de vidros duplos e a criação de uma nova sala de máquinas com o respetivo equipamento.

O tanque da Piscina também foi alvo de uma intervenção, que resultou no nivelamento ao longo dos 25 metros, numa profundidade de 1,40 metros. Trata-se de uma decisão que permite aumentar o número de utentes a frequentar aquele espaço.

Investindo numa política de eficiência energética foi também implementado um renovado sistema de ventilação e desumidificação. Para o aquecimento dos balneários foi instalada uma bateria de painéis solares e a piscina passou a ser abastecida por gás natural. Com estas alterações, há uma redução considerável na fatura energética, com ganhos contabilizados em cerca de 30%.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No âmbito do conceito de acessibilidade para todos, o edifício adquiriu rampas de acesso, um elevador no interior e ainda uma rampa no próprio tanque da piscina, de forma a proporcionar igualdade nas condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Ao nível da monitorização dos acessos internos foi instalado um novo sistema de controlo através de torniquetes.

Os arranjos exteriores incidiram num ordenamento e aumento dos lugares de estacionamento, bem como a renovação dos espaços verdes.

Com o intuito de incentivar os cerveirenses com menor poder económico a frequentar este equipamento, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai criar um pacote de descontos específicos que serão concretizados através da modalidade dos cartões de benefícios sociais atribuídos pelo Município. Neste momento, os técnicos da Piscina Municipal estão a contactar os inscritos para auferir da sua continuidade, bem como a dar conhecimento dos novos horários. Com cerca de 1600 utentes, a requalificada Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira tem disponíveis novas inscrições.

A requalificação global da Piscina Municipal foi um investimento de cerca de dois milhões de euros para beneficiação interior, arranjos exteriores e complementares. As obras foram o resultado de uma candidatura ao “ON – O Novo Norte”, com comparticipação de fundos comunitários a rondar os 1,2 milhões de euros. Trata-se, assim, da maior beneficiação realizada num equipamento público do concelho nas últimas décadas, pretendendo oferecer um serviço de maior qualidade aos utilizadores.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação está agendada para este sábado, 31 de outubro, pelas 16h.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
andreiacunha23@hotmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas