Poesia de Tito Lívio em Exposição de Vasco Pimenta de Castro

Tito Lívio, licenciado em Psicologia e História, começou na extinta Rádio Universidade onde tirou vários cursos, jornalista e crítico de Teatro em “A Capital” e de Cinema no “Diário Popular”. Publicou três livros de Poesia erótica e intimista, sendo um deles prefaciado por Maria Teresa Horta. Tem poemas seus publicados em várias Antologias.
Como possuidor de vários Cursos de Teatro, Tito Lívio colaborou com grandes encenadores nacionais e estrangeiros, tendo encenado duas peças de Teatro.
Brevemente, será publicada uma peça de teatro de sua autoria que estreará no Teatro Experimental de Cascais, sob a direção de Carlos Avilez. Entrevistou grandes nomes do Teatro e do Cinema como Claudia Cardinale, Pedro Almodovar, Catherine Deneuve e François Truffaut.
Professor universitário de Teatro, Cinema e Televisão onde teve, como alunos, grandes actores como Diogo Infante, Alexandra Lencastre, Luísa Cruz, Maria Rueff, Rita Blanco e Marcantónio Del Carmo.
Intérprete e divulgador de Poesia, o que se deve a ter tido como professores e mestres o poeta e escritor José Régio, em Portalegre, e Óscar Lopes no Porto, que também o trouxeram para o teatro. Mais tarde, foi incentivado como diseur pelos poetas que frequentou, como Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Natália Correia, Maria Teresa Horta, Mário Cesariny e António Gedeão.
Membro dos júris de vários Prémios, entre eles, o da da Associação de Jornalistas e Homens de Letras, da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e, mais recentemente, dos Globos de Ouro de Teatro.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas