Politécnico de Viana do Castelo venceu Prémio de Voluntariado Universitário

O Projeto ESCOLA INCLUSIVA do Instituto Politécnico de Viana do Castelo venceu o Prémio de Voluntariado Universitário promovido pelo Santander Universidades Portugal na categoria Comunidade. O projeto destaca-se pelo serviço prestado a toda a comunidade envolvente ao IPVC e junta docentes, estudantes e empresas.

O projeto assenta em três objetivos principais : 1) auxiliar as instituições sociais da região a solucionarem problemas internos da organização ou melhorarem o serviço aos seus utentes, promovendo a inclusão social; 2) melhorar os processos e procedimentos internos ao IPVC de forma a contribuir para uma escola mais inclusiva; 3) transmitir aos alunos a missão de responsabilidade social dando-lhes a possibilidade de participar em projetos reais onde usam os conhecimentos que vão adquirindo para ajudar a comunidade.

Um projeto que envolve já 18 instituições e mais de uma centena de alunos.

 

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 A ESCOLA INCLUSIVA DO IPVC

 

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Âmbito de intervenção: área do ambiente, saúde, informática, civil, eficiência energética, computação gráfica, eletrónica, turismo, alimentar, design, gestão, promoção do voluntariado e da responsabilidade social nos jovens estudantes no ensino superior.

Público apoiado: jovens, adultos, idosos, pessoas cegas ou amblíopes, refugiados, utentes sem-abrigo, comunidade académica e comunidade da região em geral.

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O Porquê? O projeto Escola Inclusiva nasceu pelas necessidades que as instituições sociais da região nos foram fazendo chegar, necessidades essas que percebemos poderem ser colmatadas através das várias competências do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A motivação, disponibilidade e empenho de vários docentes e alunos tornaram possível a concretização de inúmeros projetos, em diversas áreas. Embora com maior foco nos últimos dois anos, as primeiras atividades deste projeto remontam a 2010.

Em concreto, o  IPVC teve até agora pedidos de projetos de várias instituições onde se incluem a Íris Inclusiva, ACAPO, Refood, Fundação AMA, Lar de Santa Teresa, Santa Casa da Misericórdia, ACEP, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Casa dos Rapazes, Metamorphys, GAF, Sport Club Vianense, Associação Hope, Gabinete de Apoio à Família, Banco Alimentar e Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), Operador Your Tours, Scale To Go.

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No âmbito da realização dos projetos, tivemos vários parceiros onde se incluem o Salvation Army, a Direção Regional de Cultura do Norte, os Bombeiros Voluntários, APPACDM, o Centro de Acompanhamento e Reabilitação Psico Educativa [CARPE], a Unidade Local de Saúde do Alto Minho [ULSAM], a Delta Cafés, o CEPVI – centro de emprego protegido de Viana do Castelo, a Europac, a Papelart e o comércio local de Viana do Castelo (carpinteiros, bordadeiras, ourivesarias, ourives, fábrica de calçado, fornecedores de peles, tipografias, costureiras, cesteiros).

Foi-lhes também solicitada ajuda por parte de algumas instituições para auxiliar nas candidaturas aos programas de Financiamento do Portugal Inovação Social.

 

Objetivos do projeto: foram delineados 3 objetivos principais para o Projeto Escola Inclusiva: 1) auxiliar as instituições sociais da região a solucionarem problemas internos da organização ou melhorarem o serviço aos seus utentes, promovendo a inclusão social; 2) melhorar os processos e procedimentos internos ao IPVC de forma a contribuir para uma escola mais inclusiva; 3) transmitir aos alunos a missão de responsabilidade social dando-lhes a possibilidade de participar em projetos reais onde usam os conhecimentos que vão adquirindo para ajudar a comunidade.

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Nº de beneficiários: 18 instituições (em particular sociais e educativas) + comunidade académica + utentes das instituições + comunidade em geral de Viana do Castelo

Nº de voluntários: aproximadamente 100 alunos, 50 docentes e mais de 20 cursos (entre CTeSPs, licenciaturas e mestrados)

 

Projetos já no terreno: esta iniciativa tem tido, desde o seu início, grande participação por parte das instituições, docentes e alunos. Com os projetos que as instituições propõem, os alunos podem desenvolver e consolidar, em situações reais, os seus conhecimentos que adquirem ao longo da sua formação no IPVC e aliar este trabalho à missão de responsabilidade social implícita a estes projetos. Os alunos deslocam-se às instituições durante a realização dos trabalhos o que lhes permite conhecer a realidade das mesmas e as problemáticas sentidas, promovendo o seu sentido de ajuda e de responsabilidade social. As instituições têm visto também algumas das suas necessidades resolvidas com esta iniciativa e com a colaboração dos alunos. O impacto e importância de alguns trabalhos desenvolvidos mereceram já destaque na comunicação social, como sendo a aplicação móvel para auxilio a invisuais, a plataforma de gestão de utentes sem abrigo ou a aplicação para auxilio a combate aos fogos.

Em termos de resultados, fruto dos vários pedidos que recebemos, destacamos os seguintes, separando por vertente interna e externa à Instituição.

 

Vertente interna ao IPVC

  • [2015-2017] Aplicação SAS Mobile – em curso o desenvolvimento da v2.2;
  • [2017] Solução de acolhimento a alunos ERASMUS – projeto em curso;
  • Academia Sénior (http://www.ipvc.pt/academia-senior);
  • Bus-Académico (SAS-IPVC);
  • U-BiKE;
  • Eco-Escola ESA-IPVC;
  • Aplicação para acolhimento de alunos Erasmus (em curso na ESTG-IPVC);
  • Lavandaria Low Cost (SAS-IPVC);
  • Bolsa de Apoio Social (SAS-IPVC);
  • Violência no namoro: Grupo Educadores de Pares do IPVC, com o Projeto XYX do GAF-Viana do Castelo;
  • Formação de colaboradores IPVC e alunos em Voluntariado internacional (GEED-IPVC).

 

 Vertente externa, orientada à comunidade 

  • [2017] Aplicação para apoiar combate a fogos florestais em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE);
  • [2017] Criação de uma linha de merchandising vendável para a Íris Inclusiva;
  • [2017-…] Plataforma colaborativa para organização e gestão da prestação de cuidados na comunidade;
  • [2017] Elaboração de estudo de diagnóstico das anomalias do edifício sede do Gabinete de Apoio a Família (GAF-Viana do Castelo);
  • [2017] Projeto de Reabilitação do Edifício dos Balneários do Estádio Dr. José de Matos do Sport Club Vianense;
  • [2017] Atividade solidária destinada aos idosos do Lar de Santa Teresa com o objetivo de proporcionar um momento inesquecível na nossa academia, centrado no convívio e na partilha de experiências;
  •  [2016-2017] Aplicação móvel para auxiliar cegos e amblíopes na utilização dos autocarros urbanos e percursos pedestres no centro histórico de Viana do Castelo (em colaboração com a ACAPO delegação de Viana do Castelo);
  • [2015-2017] Criação de plataforma para gestão de utentes sem-abrigo para o Casulo Abrigo da Associação Metamorphys;
  • [2016] Ação com os alunos de Turismo para limpar a Citânia de Santa Luzia, em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Norte em 2015;
  • [2016] Diagnóstico de oferta disponível, em Viana do Castelo, para pessoas com mobilidade condicionada, no âmbito do Turismo Acessível – em parceria com o promotor Scale2Go;
  • [2016] Estudo de propostas de comunicação turística para o Turismo Sénior – Operador Turístico ‘Your Tours’;
  • [2015] “Campanha de Açúcar” nos cafés de Viana do Castelo, com a colaboração de Centro de Acompanhamento e Reabilitação Psico Educativa [CARPE], Unidade Local de Saúde do Alto Minho [ULSAM] e Delta Cafés;
  • [2014] Apoio formativo aos jovens da Casa dos Rapazes na utilização de diversas ferramentas na ótica do utilizador;
  • [2013] “Chama Solidária” em Leilão, pelo curso Design do Produto, em colaboração com Bombeiros Voluntários, APPACDM, o CEPVI – Centro de Emprego Protegido de Viana do Castelo, a Europac, a Papelart e comércio local;
  • [2013] Guia de apoio à navegação de invisuais em superfícies comerciais – Associação Íris Inclusiva;
  • [2010-…] Projeto “Vivências Artísticas” com de Escolas do concelho d Viana do Castelo, que já decorre desde 2010 (http://www.ipvc.pt/ese-vivencias-artisticas-2017) com objetivo de levar as crianças a adquirirem diferentes vivências  artísticas e incentivar o espírito crítico e criativo e, por outro lado, sensibilizar os estudantes IPVC  para a importância do papel das artes na formação integral do indivíduo, do trabalho em equipa na consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação através da aplicação prática de atividades educativas;
  • Vários projetos e formações realizadas pelo GEED – Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento, incluindo o Projeto Global Schools: Aprender a (con)viver, projeto financiado pela Comissão Europeia que envolve, a nível nacional, o IPVC, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os sete agrupamentos do município e duas Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD): o CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Fundação Gonçalo da Silveira. O projeto conta ainda com mais nove países parceiros – Áustria, Bulgária, Espanha, França, Irlanda, Itália, Letónia, Reino Unido e República Checa. Cursos de “Aprendizagens para o Desenvolvimento: Educação, Cooperação e Cidadania Global.” ( http://www.ipvc.pt/ese-geed-ix-curso-livre);
  • 6 trabalhos de índole científico, publicados em conferências internacionais e jornais.
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