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Politécnico de Viana vai pôr a comunidade a pedalar através do U-Bike

Tandém

Alterar comportamentos e levar os alunos, docentes e não docentes a deixar de usar motorizadas é o objetivo central do Projeto nacional U-Bike Portugal do 2020 a que o Politécnico de Viana se candidatou, tendo conseguido um total de 200 bicicletas a serem distribuídas proximamente pelas suas seis Escolas Superiores, distribuídas por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. O projeto, integrado no POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) foi lançado no ano passado e visa a “Promoção de Bicicletas Elétricas e Convencionais nas Comunidades Académicas”.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], para além do âmbito da sua atuação ao nível científico e pedagógico, tem alargado a sua  missão em diferentes dimensões, entre as quais se insere o fomento de hábitos de vida saudáveis, junto da sua população académica, através de diferentes intervenções e estratégias. Neste contexto, candidatou-se a projeto U-Bike Portugal do 2020, cujo principal objetivo é alterar comportamentos e levar os colaboradores do IPVC, estudantes, docentes e não docentes, a deixar de usar veículos movidos a derivados do petróleo.

A candidatura permitirá a aquisição de um total de duzentas bicicletas que serão posteriormente disponibilizadas nos seis pólos do IPVC. Segundo Carlos Rodrigues, Vice-Presidente do IPVC e responsável pelo projeto na instituição, as bicicletas “serão disponibilizadas pelos colaboradores que mais potenciem o cumprimento dos objetivos do projeto, ou seja, que mais Km substituam do modo de mobilidade motorizada para modo de mobilidade suave”, explica. “Serão atribuídas, através de um protocolo, por períodos de um semestre a um ano letivo” refere ainda a propósito do modo de aquisição no IPVC. “Iniciar-se-á ainda em 2016 o processo de seleção dos candidatos/interessados e todos os procedimentos inerentes à aquisição dos equipamentos”, adianta ainda o Vice-Presidente.

O projeto foi lançado a nível nacional, sendo que , só na região norte, as comunidades académicas vão adquirir conjuntamente perto de 1500 bicicletas, das quais 1 119 elétricas, com distribuição prevista, para além do IPVC, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (130 bicicletas), pelo Instituto Politécnico do Porto (200 bicicletas), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (300 bicicletas), pela Universidade do Minho (340 bicicletas) e pela Universidade do Porto (265 bicicletas).

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A escolha da natureza da população selecionada, designadamente os alunos universitários, deve-se ao facto de ser considerado “um grupo chave para uma aposta sustentável na alteração de hábitos de deslocação, apresentando, uma maior sensibilidade para a adesão a novas experiências”. Por outro lado, e por estarem favoravelmente distribuídas em termos geográficos, ao longo de todo o território, concretizam o potencial desejável para alargar em escala a dimensão do projeto.

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Paralelamente serão desenvolvidas “ações de sensibilização e promoção da mobilidade sustentável e energeticamente eficiente, com vista a abranger 52.700 indivíduos das comunidades académicas do Norte”, adianta fonte do concurso.

Recorde-se que, inserido no Portugal 2020, o POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – lançou o concurso para o Projeto U-Bike Portugal – Promoção de Bicicletas Elétricas e Convencionais nas Comunidades Académicas em novembro de 2015, tendo encerrado em maio 2016. Trata-se de um “projeto nacional de promoção da mobilidade suave, com enfoque na bicicleta, em particular a elétrica, e incidindo, numa primeira fase, nas camadas mais jovens da população, os universitários”, pode ler-se na página do POSEUR.

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O objetivo passa por “alterar os comportamentos relativos às opções de mobilidade, nomeadamente a opção por modos suaves em detrimento do uso do transporte individual motorizado”, descreve ainda.

O cumprimento das “obrigações legais ao nível da redução de consumo de energia, cumprindo com os objetivos do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética e do Compromisso para o Crescimento Verde” constituiu ainda uma das alavancas do lançamento do projeto, esclareceu ainda fonte do projeto U-Bike Portugal.

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