Ponte da Barca brilhou em vídeo sobre a Natureza

viver_a_natureza

No passado dia 11 de Abril foi divulgado através das redes sociais, um vídeo onde Ponte da Barca surge como nunca antes a vimos. A Natureza que existe nesta vila é o tema de destaque, não deixando dúvidas de como ainda existem recantos bem preservados no nosso Alto Minho.

A botânica é a componente mais abordada ao longo de todo o vídeo, onde nos são dadas a conhecer espécies endémicas raras, que necessitam de habitats muito específicos para sobreviverem. Mas não só! São também exibidas as belas paisagens da Serra Amarela, a vida selvagem que domina desde o alto das serras até ao leito do Rio Lima, os vales profundos onde o carvalho ainda é rei e a aldeia em si, onde os campos agrícolas se mostram como resultado do trabalho de quem lá vive.  

 

Carlos Pontes, natural de Ponte da Barca e fotógrafo de natureza, foi um dos envolvidos neste projeto e que contribuiu com algum do seu trabalho fotográfico. Foi através de um convite da empresa “Círculo Perfeito” que Carlos se juntou à equipa de produção, promovida pelo município. A sua experiência em particular com a fauna, permitiu acrescentar mais informação e dinamismo ao documentário, além de se tornar uma oportunidade de dar valor e reconhecimento à sua terra.

Quando questionado pelo MINHO DIGITAL, Carlos Pontes recorda os bons momentos passados em colaboração com Pedro Cerqueira, também fotógrafo profissional, com quem partilhou a realização do vídeo. Relembra ainda o momento da apresentação do filme em Ponte da Barca, em maio de 2019 e das opiniões calorosas que recebeu de todos os Barquenses presentes.

PUB

Quanto ao futuro, já está a ser planeado. Carlos Pontes adianta que já tem um novo projeto em mãos, dando seguimento a este último documentário. O desafio foi lançado uma vez mais pelo Município de Ponte da Barca, em desenvolver algo nunca antes feito: um documentário dedicado inteiramente à fauna existente no concelho. Este projeto além de promover a região, pretende também divulgar junto da comunidade escolar, a importância dos nossos ecossistemas e assim sensibilizar para a sua proteção e preservação, tendo em conta o aumento da degradação destas zonas. Será, portanto, uma ferramenta para todos os professores que desejam reforçar a educação ambiental das próximas gerações.

Carlos defende que as imagens têm outro impacto – além de cativarem e sensibilizarem, funcionam como o melhor motor de divulgação “O que os olhos veem, o coração sente”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Apesar da grande responsabilidade, o projeto está a ser inteiramente realizado por Carlos Pontes: “Trabalho sozinho e capturo imagens de espécies selvagens em estado completamente selvagem! Gravar um documentário nestas condições e com os poucos meios que disponho é sem dúvida um desafio enorme e um grande compromisso. Mas com dedicação, esforço e acima de tudo, muita paixão, tudo é possível! São muitos os dias frustrantes, sem conseguir uma única imagem. São necessárias muitas horas de gravações, numa luta diária contra o tempo. Os graus negativos, as águas frias do Lima, a chuva e nevoeiro intenso da Serra Amarela não perdoam. Durante meses, pernoitei em abrigos noturnos. Durante 10h seguidas, limito-me a observar e restringir os meus movimentos ao máximo, evitando qualquer ruído que possa afastar os animais.”

PUB

As gravações deste novo documentário foram apenas interrompidas por pouco mais de dois meses, em que Carlos Pontes esteve a colaborar para outro documentário “Dehesa, El Bosque del Lince Ibérico”, realizado em Espanha e dirigido por Joaquín Gutiérrez Acha. O documentário “Dehesa” estaria previsto estrear em Espanha no passado dia 27 de março, mas por consequência da epidemia COVID-19, ficou adiado.

PUB

“Hoje posso afirmar que tenho superado as minhas próprias expetativas, conseguindo sequências de imagens nunca antes filmadas em estado selvagem no nosso país. Espécies raras e esquivas estarão documentadas neste novo projeto! É um trabalho que me dá um enorme orgulho e que anseio poder partilhar.”

O MINHO DIGITAL tem a oportunidade de partilhar em primeira mão, uma fotografia única que fará parte deste novo documentário.

PUB

Por enquanto, espera-se que com este último vídeo se consiga uma maior divulgação do território e sensibilização das pessoas para com o meio que as rodeia.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=JmNkUDf3gUc&t=632s

Para relembrar notícias anteriores sobre Carlos Pontes e o seu trabalho:

https://www.minhodigital.com/news/o-incrivel-trabalho-de

https://www.minhodigital.com/news/carlos-pontes-conquista

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas