Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Ponte da Barca: capital do turismo, natureza e aventura!

pb

Um domingo fora do habitual em Ponte da Barca! O público disfrutou de mais um Domingo Gastronómico, e assistiu à corrida de cavalos no recém-inaugurado Hipódromo de Ponte da Barca, uma prova inserida no Grande Prémio de Portugal de Trote e Galope. Um dia preenchido de tradição e que coloca Ponte da Barca na rota para se afirmar, cada vez mais, como a capital do turismo, natureza e aventura

No passado, 16 de setembro, as Terras da Nóbrega espalharam o seu encanto oferecendo a visitantes – e residentes – aquilo que de melhor têm: a sua gastronomia e hospitalidade! Um naco de carne suculento, que leva o nome das tão admiradas terras de Fernão Magalhães e que faz jus à qualidade dos produtos que se utilizam para a sua confeção, com ingredientes que se encontram neste paraíso minhoto, a todos deliciram.

Foram vários os restaurantes que, um pouco por todo o concelho, aderiram a esta atividade do Domingo Gastronómico, tendo como prato principal – e mais aclamado – o Naco à Terras da Nóbrega. A iguaria foi pensada e criada por vários chefs barquenses e desde a sua criação que tem ganho adeptos por todo o território. O MD iniciou assim o seu roteiro dominical. A primeira paragem, degustar o prato, por demais peculiar.

PUB

Chamou a atenção a quantidade de comensais que fizeram a sua aparição naquele domingo, naquele restaurante e em muitos outros, espalhados pela vila e freguesias vizinhas. As mais de 15 mesas daquele salão de restauração mostravam-se todas já com reserva feita. Era meio dia quando fizemos o nosso pedido, o Naco à Terras da Nóbrega, para nós uma incógnita; para muitas das pessoas que ali estavam, uma aposta segura. “Eu adiro sempre aos Domingos Gastronómicos. No entanto, este prato é um dos meus favoritos. Mas sem dúvida, aquilo que mais gosto é confecionado com produtos bem barquenses e isso para mim é um orgulho. É um prato que ganharia, sem dúvida alguma, qualquer programa de culinária internacional”, afirmou José Pereira, um dos participantes no Domingo Gastronómico.

Um pouco por toda a sala começaram a chegar os pedidos. A grande parte deles, o Naco à Terras da Nóbrega. O nosso prato também chegou e, com ele, a admiração. Um prato perfeitamente bem confecionado, onde as cores e os cheiros faziam quase imediata a sua degustação. Os ingredientes? Um naco de carne suculento, guarnecido com puré de castanhas e grelos salteados com nozes, acompanhado com frutos vermelhos e regado com uma redução de vinho, vinhão, tão caraterístico de Ponte da Barca.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Os comentários que se ouviam ecoavam na sala: “que prato magnífico”, “pensei que seria demais, mas os ingredientes combinam na perfeição” e, entre muitas outras opiniões,  “um prato muito saboroso”. O resultado no fim do almoço: pratos vazios que demonstravam, acima de tudo, satisfação! E as pessoas visivelmente satisfeita ou, como se diz popularmente, de ‘barriga cheia’!

PUB

Assim, o meio dia deu passo à entrada da tarde, e com ela chegou o início da corrida dos Cavalos, inserida no Grande Prémio de Portugal a Trote e Galope no Hipódromo de Ponte da Barca.

Nesta prova iriam ter a participação sete mangas, todas elas constituídas por cavalos de raça pura, nascidos e criados em Portugal. A tarde de domingo tinha-se iniciado – com um calor abrasador – mas que a ninguém afastou, antes pelo contrário- e o Hipódromo de Ponte da Barca estava ao rubro. “Vim à primeira prova que foi realizada aqui, em agosto, o dia da inauguração do Hipódromo, e hoje estou de novo aqui, com a minha família. Sempre gostei das corridas de cavalos e agora que voltaram à Ponte da Barca, tratarei de não perder nenhuma”, declarou João Meireles, adepto das corridas de cavalos.

O recinto estava repleto de pessoas que fizeram presença para assistir ao Grande Prémio de Portugal e serem testemunhas do regresso daquilo que, há alguns anos atrás, juntava várias dezenas de pessoas e que, atualmente, volta a preencher por inteiro o recinto e a ponte que circunda todo o Hipódromo.  

PUB

Para o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca “esta é sem dúvida uma aposta ganha. A grande adesão desta iniciativa coloca Ponte da Barca no mapa das tão prestigiadas corridas de cavalos, o que também se revelará como mais um motor de desenvolvimento e divulgação das muitas potencialidades que tem a nossa terra”, frisou entusiasta, sempre interrompido por pessoas que o felicitavam e para quem sempre tinha uma palavra.

Foi um domingo com um itinerário bem diferente, mas sem dúvida preenchido de boa comida, entretimento e lazer, numa terra que se afirma cada vez mais como uma crescente referência pública no turismo, natureza e aventura.

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas