Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Ponte da Barca: Rua em iminente perigo de derrocada há mais de um ano!

Foi na Assembleia Municipal do passado dia 15 de dezembro que o Presidente da Junta da Freguesia de Oleiros, concelho de Ponte da Barca, chamou novamente à atenção por causa do mau estado em que se encontra a denominada Rua de Oleiros. Uma situação que tinha sido denunciada pelo próprio, perante a instituição camarária, há um ano atrás…

 

O Minho Digital, depois de ter tido conhecimento da chamada de atenção e pedido de ajuda feito por parte do Presidente da Junta de Oleiros, Nuno Pereira, na última Assembleia Municipal, à Câmara Municipal e organismos competentes, quis conhecer de perto as condições de viabilidade da referida estrada e fazer o registo fotográfico, deixando em evidência o real estado duma das principais artérias viais da freguesia.

São muitos os veículos que por ali passam diariamente. O perigo, salta à vista de todos.

PUB

Uma encosta com marcas visíveis de deterioramento: rastos de pedras, pedregulhos e lama que escorregam pela ladeira e que até agora – felizmente – têm encontrado o chão como barreira. A situação arrasta-se há um ano. A autarquia teve sempre conhecimento da situação. No entanto, até ao dia de hoje ainda não foi resolvida!

Perante a ausência de resposta por parte da Autarquia ao longo de um ano, Nuno Pereira, presidente da Junta de Oleiros, quis relembrar a situação na última Assembleia Municipal destacando que “começo por vos trazer uma primeira preocupação que se vive na minha freguesia, na principal via, agora denominada Rua de Oleiros. Desde a Cabine ao Cruzeiro – com mais incidência no lado direito quando se sobe – apresenta um perigo constante para quem por lá passa todos os dias. Já houve casos, que nos foram comunicados, da queda de pedras com volume suficiente para causar sérios danos! E nós não queremos que aconteça ali qualquer tragédia humana. É por isso que a Junta de Freguesia tem feito um trabalho de manutenção, de limpeza e remoção das pedras e terra caídas do topo do monte, tão frágil é a segurança do talude. Mas não chega! Temos plena consciência que este esforço não resolve a questão de fundo desta preocupante situação. Foi por esse motivo que já informamos a Câmara Municipal de Ponte da Barca. Solicitámos uma análise e consequente resolução da situação. Fica, uma vez mais este apelo, esperando que seja tido em conta, sob pena de haver consequências que ninguém deseja. É caso para dizer: vamos prevenir em vez de permanecer no remedeio, que neste caso não é bom conselheiro!”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A preocupante situação da principal via desta freguesia barquense foi comunicada à Câmara Municipal em dezembro de 2017, e pelo que as fotografias confirmam, tem sido um problema que se vem arrastando. O Minho Digital quis obter as declarações do Presidente da Junta da freguesia em questão o qual explicou que “o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca foi esclarecedor e coerente na resposta que deu no local certo (Assembleia Municipal dia 15 de dezembro). Sei que vai ser resolvido”.

O Minho Digital entrou em contacto, de igual forma, com o autarca Augusto Marinho para obter esclarecimentos acerca da resolução deste assunto, mas até ao fecho desta edição não obtivemos qualquer resposta.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas