Ponte de Lima assinalou o Dia Mundial da Alimentação

Comunicado de Imprensa
Ponte de Lima assinalou o Dia Mundial da Alimentação

“Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”. 

Como fazer uma lancheira saudável, vídeos pedagógicos e sessões de educação alimentar marcaram as atividades dinamizadas pelo Município de Ponte de Lima, como forma de celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que se registou no dia 16 de outubro.

Esta data assinala o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, este ano subordinado ao tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.

 Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; bem como reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento e o promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento, são os principais objetivos desta efeméride.

 Neste contexto as ações do Município de Ponte de Lima dirigiram-se aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo das escolas EB1/JI da Correlhã e EB da Gandra.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Assim, para os alunos do pré-escolar foram projetados vídeos educativos e realizados jogos sobre temáticas de alimentação saudável.

No que respeita aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, o tema principal abordou os lanches escolares saudáveis, com a finalidade de sensibilizar os alunos da importância da escolha de alimentos saudáveis em detrimento daqueles alimentos que embora sejam mais apetecíveis para aquelas idades, não são a escolha ideal. No final, os alunos foram convidados a estruturar um lanche saudável de acordo com os alimentos ilustrados, tendo-se chegado a um exemplo: um pão de mistura (com queijo, manteiga, compota, marmelada, …) e um pacote de leite simples. No entanto, existem outros alimentos que poderão ser incluídos na lancheira das nossas crianças, como por exemplo: iogurte, fruta, bolachas simples (por exemplo: bolacha maria).

 

Com o crescente problema de excesso de peso ou obesidade infantil, torna-se cada vez mais importante o debate sobre alimentação saudável. A escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino de um estilo de vida saudável, que inclui a alimentação saudável e a prática de atividade física.

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas