Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Ponte de Lima ConVida 2024 – eventos de maio a setembro

O projeto “Ponte de Lima ConVida” regressa em 2024 com 23 eventos que irão animar a Vila Mais Antiga de Portugal, entre os meses de maio e setembro. O Município de Ponte de Lima promove em parceria com diversas instituições, os seus recursos endógenos, os produtos e serviços, assim como as tradições do concelho num auspicioso programa de animação cultural e turística.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima considera que estes eventos “são uma aposta para o dinamismo de Ponte de Lima, abrangendo um leque de públicos muito alargado. O Loureiro Convida e o 14º Concurso de Saltos Internacional são já uma marca neste calendário, promovendo dois importantes recursos para o concelho, a casta Loureiro e o cavalo, que conferem prestígio nacional e internacional a Ponte de Lima.

O evento vínico pretende continuar a promoção que tem sido feita à casta Loureiro e durante o fim de semana teremos um programa diversificado para dar ênfase ao vinho verde Loureiro e aos seus produtores, pois o sector do vinho tem tido cada vez maior relevância para Ponte de Lima, nomeadamente ao nível económico, social e turístico.

 

PUB

Aliás, em torno deste sector, temos registado um aumento no Enoturismo no nosso concelho, sinal positivo do interesse de promotores e turistas nesta área, tendo o Município a preocupação da valorização da casta Loureiro para aumentar a atratividade e sustentabilidade destes dois pilares do nosso sector primário que caminham em paralelo com o turismo, como sendo o vinho verde e o cavalo, especificamente o Loureiro e o Lusitano.”

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Confira o calendário do Ponte de Lima Convida 2024:

14º Concurso de Saltos Internacional | 10 a 12 de maio

PUB

O Concurso de Saltos Internacional é uma referência de prestígio no panorama nacional e internacional. Ponte de Lima acolhe este evento equestre de características únicas, numa iniciativa inserida no projeto Ponte de Lima – Destino Equestre Internacional que valoriza o desporto hípico de alta competição.

V Loureiro de Ponte de Lima ConVida | 10 a 12 de maio

O “Loureiro de Ponte de Lima ConVida” é um evento vínico que visa promover, valorizar e afirmar o Vinho Verde centrado especialmente na Casta Loureiro, enquanto produto turístico, patrimonial, identitário e como parte integrante e indissociável do seu terroir – o Vale do Lima.

PUB

Os visitantes poderão usufruir de uma experiência sensorial com a degustação de vinhos, acompanhadas por produtos locais, e de conhecer as propostas de reputados chefs e sommeliers para harmonizações perfeitas entre a gastronomia local e vinhos, destacando-se os sabores únicos e a versatilidade da casta Loureiro. Entre vinho e gastronomia, haverá ainda espaço para momentos musicais.

V Feira da Educação, Ciência e Tecnologia | 23 a 26 de maio

A Feira da Educação, Ciência e Tecnologia regressa para a sua 5ª edição, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima. Dirigida a toda a comunidade, em especial à educativa, esta Feira reúne um conjunto de projetos, equipamentos e infraestruturas locais ligadas às áreas determinantes no desenvolvimento de todo e qualquer ser humana, das sociedades e, por conseguinte, dos territórios.

O Município de Ponte de Lima aposta num programa de excelência, abrangendo áreas diversas, e com a participação de instituições com responsabilidade na educação, formação e apoio a toda a comunidade.

PUB

II Ciclo de Concertos de Órgão | 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima. Este Ciclo tem como primordial propósito a salvaguarda, valorização e divulgação do património organístico de Ponte de Lima. De salientar que a aposta na integração de um Ciclo de Concertos de Órgão na programação cultural do Município de Ponte de Lima qualifica e diversifica claramente a oferta cultural, criando sinergias e vontades de diferentes instituições em torno da promoção do património organístico limiano.

Vaca das Cordas | 29 de maio

Esta secular tradição é considerada como um dos maiores atrativos de Ponte de Lima. A festa popular invade o centro histórico de milhares de forasteiros através de uma vaca, guiada por cordas, onde a tradição, anterior a 1646, obriga a dar três voltas à Igreja Matriz, sendo posteriormente encaminhada para o Largo de Camões e areal junto ao Rio.

A festa continua noite dentro nos bares do centro histórico com muita música e animação.

Tapetes Floridos – Corpo Deus | 30 de maio

As ruas do centro histórico de Ponte de Lima cobrem-se de tapetes floridos no dia da celebração do Corpo de Deus. A tradição de ornamentar as ruas para a procissão surge no início do século XVIII e, ano após ano, conta com o empenho e a devoção dos Limianos que, movidos pela fé, trabalham incansavelmente toda a noite, enchendo de cor e formosura as ruas que formam o itinerário da procissão. Para dar forma e cor aos desenhos, os moldes são enchidos com serrim, flores e ramos de arbustos, transformando as ruas em verdadeiras obras de arte que deslumbram os olhares dos visitantes.

Jornadas de Cultura Popular | 31 de maio e 1 de junho

Com o objetivo de criar um espaço de interação e repositório sobre a Cultura Popular, no qual seja possível analisar o Homem como um ser cultural, detentor de “heranças” transmitidas através dos tempos e que se legam de geração em geração, as Jornadas de Cultura Popular iniciativa reúnem painéis de especialistas em áreas distintas que contribuem para a construção de um registo de continuidade sobre o património material e imaterial do Alto-Minho.

Festival Internacional de Jardins | 31 de maio a 31 de outubro

A 19ª edição do Festival Internacional de Jardins sob o tema “O Imaginário na Arte dos Jardins” une a criação artística à exposição de 12 jardins efémeros renovados anualmente. Único em Portugal, é inovador na ideia, no conceito e no desenvolvimento, atraindo criadores de todo o mundo.

A fama do Festival Internacional de Jardins já extravasou fronteiras, tendo sido distinguido em 2013 com o título Garden Tourism Awards, no “North American Garden Tourism Conference”, em Toronto, Canadá, e em 2017 com a distinção “Europe for Festivals, Festivals for Europe” – EFFE Label 2017-2018.

III EcoFesta da Família e da Natureza | 1 de junho

O Município de Ponte de Lima organiza mais uma Ecofesta da Família e da Natureza, no dia 1 de junho – Dia da Criança, que junto com o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) serve de mote para este certame que reúne diversão, convívio, pedagogia e ecologia.

Durante todo o dia, nos jardins do Arnado, miúdos e graúdos, famílias e grupos de amigos poderão usufruir deste evento que cria uma simbiose perfeita para confraternização, e desfrutar das várias atividades promovidas: pinturas faciais, ateliês, escalada, slide e pontes suspensas, jogos de madeira, insufláveis, espetáculos de magia.

RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima | 6 a 9 de junho

O Município de Ponte de Lima em parceria, com a Associação Cultural Unhas do Diabo, levará a cabo organização da VIª edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima. A presente edição do RUARTE irá manter as três grandes linhas mestras de ação: a realização de espetáculos de teatro de rua por companhias de teatro profissionais oriundas das mais diversas partes de Portugal; alargar o âmbito da organização do evento a uma maior envolvência de outras Associações, Grupos e Instituições locais e a animação das ruas do centro histórico através da realização de performances de rua das mais variadas artes performativas.

32ª Festa do Vinho Verde | 14 a 16 de junho

Reconhecendo a importância do Vinho Verde como um dos produtos endógenos de excelência com grande expressão económica e social e enorme potencial de crescimento, a Festa do Vinho Verde realiza-se há três décadas, assumindo-se como uma marca gastronómica de dimensão nacional. Na Festa do Vinho, prove os nossos pratos tradicionais, deguste um extraordinário Vinho Verde e deixe-se encantar por esta vila que lhe ficará para sempre na memória.

Concurso Regional de Dressage | 15 e 16 de junho

Os Campeonatos Regionais de Ensino têm como objetivo a promoção e o desenvolvimento da disciplina de Ensino a nível regional e especificamente a sua promoção nos Centros Hípicos, escolas ou outros centros de formação de cada região.

Com um número de participante cada vez maior, o Concurso Regional de Dressage é mais um evento que cimenta Ponte de Lima como um Destino Equestre Internacional, merecendo destaque sobretudo ao nível do desporto hípico de alta competição.

Marchas Populares | 22 de junho

Tradição popular, o desfile das Marchas de S. João conta com a participação de numerosos figurantes que desfilam ao som das marchas populares pelas ruas da Vila Mais Antiga de Portugal.

Nesta edição participam as seguintes marchas: Correlhã, Pinheiro, Seara e Marcha Popular de Anais.

5ª Edição Art’In Lima – Mostra de Arte Contemporânea | 29 junho a 29 setembro

A mostra de arte contemporânea Art’In Lima – A Arte da Música, promovida pelo Município de Ponte de Lima, recebeu 119 candidaturas e 220 obras, de artistas de várias nacionalidades: Alemanha, Brasil, Cabo Verde, Chile, China, Dinamarca, Espanha, Estónia, França, Inglaterra, Itália, Macedónia, Nepal, Países Baixos, Portugal, Suíça, Togo e EUA.

As obras selecionadas, nas áreas da Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Ilustração, Instalação de Arte, Litografia, Livro de Artista, Moda Conceptual, Pintura, Vídeo, serão expostas na Capela das Pereiras, Museu dos Terceiros, Torre da Cadeira Velha e Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.

Visite o Art’In Lima de 29 de junho a 29 de setembro!

2º Simpósio Internacional de Gastronomia | 4 e 5 julho

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, organiza o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho – 2nd Gastronomy Symposium of Alto Minho, que decorre nos dias 4 e 5 de julho, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Este evento, que se constitui como mais uma iniciativa para o desenvolvimento do Laboratório de Gastronomia de Ponte de Lima, será palco de debate e discussão sobre gastronomia e inovação culinária, protagonizado por académicos, investigadores, consultores, chefs e empreendedores, numa análise cuidada sobre diversas experiências de sucesso a nível internacional.

XVI Feira do Cavalo | 4 a 7 de julho

A Feira do Cavalo foi criada com o objetivo de fortalecer a oferta da região a nível equestre, criando, assim, no norte do país, um entreposto comercial, cultural e desportivo de destaque, considerando que Ponte de Lima possui fortes recursos e potencialidades naturais. Evento de referência no mundo equestre, conquistou relevância nacional e internacional.

Premiada pelo Turismo de Portugal, esta iniciativa transforma Ponte de Lima num local de grande dinâmica desportiva, cultural e turística, tendo alcançado um lugar cimeiro ao nível dos grandes eventos equestres, promovendo a visibilidade do território.

14º Festival Percursos da Música | 13 a 31 de julho

O Festival com um programa de espetáculos musicais através de um roteiro que passa pela música clássica, erudita e contemporânea, com músicos e grupos de renome nacional, realizados em locais de referência do Centro Histórico de Ponte de Lima e Arcozelo, com a particularidade de todos os espetáculos se realizarem ao ar livre e serem gratuitos. Para além da dinamização do Centro Histórico, pretende-se realçar enquadramentos arquitetónicos únicos sem recurso a equipamentos técnicos que descaracterizem o meio envolvente, abrindo portas para a fruição cultural de uma maneira descontraída e de muito agrado para residentes, turistas e visitantes.

XVII Feira do Livro | 18 a 21 de julho

Iniciativa de longa tradição, a Feira do Livro de Ponte de Lima assume-se como um festival cultural, numa simbiose perfeita entre livros, música, literatura e arte, enquanto força motriz reveladora de diversidade cultural, de partilha e de convívio entre as famílias.

Gala “O Mundo a Dançar” | 8 de agosto

É um espetáculo de ritmo, cor e alegria que representa uma verdadeira demonstração das tradições musicais de diversos países espalhados pelo mundo. Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), o Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” possibilita uma extraordinária viagem planetária, mostrando a diversidade de tradições, costumes e culturas, sem precisar de sair de Ponte de Lima.

VI Jogos Equestres | 8 a 10 de agosto

Trata-se de um evento equestre, apoiado num conceito inovador, em busca de mais uma marca de sucesso. Durante uma semana, o recinto da Expolima acolhe diversas provas equestres. Para além das modalidades federadas, praticadas por profissionais da área, realizar-se-á um programa paralelo para os amantes deste desporto, possibilitando a sua participação ativa no evento. Nesta edição o destaque vai para a organização do Campeonato da Europa de Horseball.

XVI Feira dos Petiscos | 9 a 11 de agosto

Terra de grandes tradições gastronómicas e deliciosas iguarias, não poderia faltar na vila limiana uma feira dedicada aos seus petiscos. Neste evento os visitantes terão o prazer de degustar uma variedade de pratos e delícias tradicionais do concelho de Ponte de Lima.

III Sidrama | 23 a 25 de agosto

Organizado pelo Município de Ponte de Lima, trata-se de um festival de sidra e bebidas de pomar. Este evento único coloca a vila limiana numa rede de interesse internacional de cidades, vilas e territórios da produção desta bebida milenar.

Feiras Novas | 4 a 9 de setembro

As Feiras Novas são consideradas como “o maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal”, tornando-se uma referência nacional, atraindo todos os anos, milhares de visitantes vindos de todo o país para esta grande “Romaria de Noite e de Dia”.

São as festas concelhias, celebradas em honra de Nossa Senhora das Dores e oficialmente Património Cultural Imaterial Nacional que irradiam a alegria e espontaneidade do povo. Por toda a vila, as rugas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore e a gastronomia transformam estas festas num acontecimento singular e inesquecível.

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas