Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Ponte de Lima vai acolher Cimeira da AECT da Euroregião Galicia – Norte de Portugal

Logotipo AECT

A colaboração conjunta para o crescimento sustentável deste setor, iniciou-se em 2017, com a realização do primeiro encontro e com a assinatura do memorando de entendimento entre as partes, no Porto, ficando acordado a realização anual desta iniciativa. Em 2018, a jornada foi realizada em Allariz, na Galiza e, dado ao sucesso das ações desenvolvidas, os parceiros expressaram vontade de mater esta relação fluída, a fim de impulsionar ações concretas e de interesse comum.

 

Assim, a III Jornada de Jardinaria Galaico-Portuguesa, subordinada ao tema “Sustentabilidade e Jardins Públicos”, irá realizar-se no dia 17 de outubro, no Auditório Municipal de Ponte de Lima.

Este evento é organizado em parceria com a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) de Portugal, que representa um universo de micro, pequenas e médias empresas de serviços, com um volume de emprego correspondente a cerca de 9.000 postos de trabalho permanente, representando um volume de negócios anual superior a 500 milhões de euros, a Asociación Galega de Empresas de Xardinería (AGAEXAR) da Galiza que está representada por cerca de 50 empresas e constitui-se como a única Associação empresarial representativa do setor da jardinaria na Galiza e, ainda, com o apoio do Município de Ponte de Lima.

PUB

 

As três instituições envolvidas nesta ação, assinaram um protocolo de cooperação conjunta e a realização destas jornadas e são tidas já como um exemplo de boas práticas daquilo que o setor pretende realizar para o futuro.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Nesta jornada, os oradores convidados e o público presente irão debater temas de importante relevo para este setor, tais como: Critérios para a seleção de arvoredo em meio urbano, tema a ser desenvolvido pelo Diretor do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da UTAD, Domingos Manuel Mendes Lopes; o Gerente de Artec, Técnica Arbórea Gallega e também Biólogo, Francisco Rodríguez Trinidad irá abordar os Riscos associados às más práticas de poda; O papel das pequenas e médias empresas nos jardins municípais serão debatidas por Jaume Alagarda Nacher, Presidente de la Federación Española de Empresas de Jardinería y Gerente de Sol I Vent Paisajes e as Saídas profissionais neste setor ficaram a cargo de Pedro Serra Ramos, Presidente da ANEFA, Diretor de Projetos da Forestfin, Florestas e Afins. O evento irá terminar com a visita ao Festival Internacional de Ponte de Lima.

PUB

 

O ato de inauguração irá contar com a presença da Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Ester Silva, o Presidente do Município de Ponte de Lima, Victor Mendes, a Subdiretora da AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, Graça Fonseca e a Delegada da Xunta de Galicia em Vigo, Corina Porro.

 

PUB

Esta iniciativa é cofinanciada pelo POCTEP através do projeto 0101_GNP_AECT_1_E INTERREG V-A e, dado o sucesso alcançados nas duas edições anteriores, são esperados cerca de 120 participantes, que analisarão os temas em debate, mas também as possibilidades de negócio que possam favorecer alianças luso-galaicas e estratégias de promoção e divulgação para o futuro deste setor na Eurorregião.

 

Este trabalho conjunto iniciou-se em 2017, com várias reuniões de trabalho e a realização de uma Jornada Técnica, sobre “Jardinaria Sustentável”, que se realizou em novembro de 2017, no Porto, e onde os presentes neste evento, poderam fazer uma visita aos Jardins do Palácio de Cristal e que ficou pautada pelo grande exito e adesão de público, cerca de 200 pessoas.

Este encontro  debateu os temas de importante relevo para este setor, tais como: Alterações Climatéricas em Espaços Verdes, Critérios ecológicos na manutenção em espaços públicos; As Podas rurais em espaços públicos. Avaliação de riscos e os Os Herbicidas e as soluções alternativas.  O II Encontro realizou-se em outubro de 2018, em Allariz, subordinada ao tema “Paredes Verticais e Coberturas Ajardinadas”, os oradores foram desafiados a debater os temas: Os benefícios dos jardins verticais e das cobertas ajardinadas no âmbito urbano; Sistemas ecológicos em sistemas de cobertas e planos verticas – tendência ou necessidade?; Cobertas e Paredes vivas e Cobertas verdes e os seus benefícios. No final do evento foi realizada uma visita ao Festival Internacional de Xardíns de Allariz com os cerca de 160 participantes.

PUB

 

O AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, desde o início da sua atividade em 2010, promove e reforça a competitividade do tecido empresarial através do conhecimento e da inovação e dos interesses e objetivos comuns que criem maior valor ao setor.  Assim, o AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal perfila-se como um agente encarregado do estabelecimento de pontes de comunicação, de diálogo, de investimento e de convergência entre ambas as fronteiras, aproveitando a possibilidade de empregar novos e mais eficientes instrumentos na programação, gestão, seguimento e avaliação conjunta das políticas de desenvolvimento eurorregional, adotadas pela Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, que funciona desde 1991.

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas