Ponto de cruz e uma vida

 

Em tempos era tradição as jovens desde muito cedo aprenderem a bordar com suas mães e avós. Até era significado que as ditas jovens eram bem prendadas e assim, também, conseguiam preparar o seu enxoval.

Hoje o Minho Digital traz a público uma verdadeira artista do ponto de cruz. Chama- se Carla Padinha e com amor e dedicação faz há 20 anos verdadeiras obras de arte.

Nos seus princípios esta artista iniciou-se com  o ‘ponto de cruz’ em quadros, decoração de cozinha e enxoval bebé, com tecidos de algodão. Passado o tempo enveredou, também, por reciclar  peças decorando com flores secas, desde caixas de madeira, peneiras, como telhas velhas e cacos de barro.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Curiosa é a forma como iniciou com o ‘ponto de cruz’. Segundo nos revelou ao terminar o 12º ano de escolaridade «foi trabalhar para uma loja de motos e como havia imensos tempos mortos assim pensou e fez  e logo se tornou um víci» e daí para me entreter. Ao fim de alguns meses inicio as primeiras exposições com quadros de ponto de cruz».

Durante mais de 18 anos Carla Padinha percorreu inúmeras feiras com o intuito de mostrar o seu trabalho. Em Portugal, várias aqui no Minho como a Feira artesanato das festas de Viana; várias pelo país a baixo até à Fatacil em Lagoa. Chegou mesmo um ano a fazer em Porto Santo; Várias em Espanha, Feira mostra de Vegadeo, Semana Santa de Lorca (Murcia);França, em Baione numa feira de Natal Em Itália, na Feira de Milão, de Florença e de Bari.

Podemos dizer que é toda uma vida dedicada ao artesanato, concretamente ao ‘ponto de cruz’.Há cerca de 3 anos decidiu complementar esta sua dedicação com a abertura de uma loja em Vila Nova de Cerveira onde expõe e vende os seus trabalhos.

Carla Padinha fala de  trabalhar com espigas de trigo com imenso carinho, revelando que isso lhe transmite imensa paz, mas no entanto afirma que «não sabe se  se as pessoas chegam a sentir isso, e penso que só as vêem como peças decorativas».

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas