A explicação mais aceita para esse fenómeno é que no espaço existente entre as juntas dos nossos ossos, existe um fluido onde se formam algumas bolhas, que resultam no barulho característico do estalo.

No entanto, a ciência sempre tentou entender se essas bolhas de ar eram realmente a causa do barulho e isso tornou-se motivo de discussão.

O primeiro estudo feito para tentar entender o que ocorria aconteceu em 1947. Os pesquisadores concluíram que essas bolhas, na realidade, formavam-se após o barulho resultante do estalar. Já outro, feito em seguida, disse que o som era resultado da explosão dessas bolhas.

PUB

O assunto virou alvo de diversos debates e só foi solucionado em 2015, quando um estudo em tempo real das juntas dos ossos provou que a formação dessas bolhas de ar era a responsável por criar esse barulho. E leva um tempo para esses gases voltarem a acumular-se, o que explicar por que não se consegue estalar seus dedos novamente logo em seguida

Pessoas com a chamada hiper mobilidade, que é a habilidade de movimentar articulações ou ligamentos mais que o esperado para a idade e o sexo, também costumam estalar os ossos com certa facilidade. Como suas juntas conseguem estender-se mais que o normal, as bolhas formam-se com maior facilidade. Essa condição afecta de 10 a 25% das pessoas no planeta.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

E também existe uma explicação anatómica para o barulho característico do estalar dos ossos. Isso ocorre quando os tendões se movem até as saliências ósseas e são colocados de volta ao lugar rapidamente. Isso ocorre normalmente quando nos levantamos após ficarmos algum tempo sentados ou enquanto subimos escadas.

E quando isso pode ser um problema?

O barulho característico do estalar dos ossos torna-se um problema para pessoas que sofrem de doenças com a artrose. O motivo é que nas juntas, a superfície dos ossos encostam umas nas outras, e para amenizar os impactos existe uma cartilagem como forma de protecção.

PUB

No entanto, no caso dessas doenças, essa cartilagem já está bastante desgastada, o que faz com que os ossos encostem diretamente uns nos outros e resulta numa sensação de dor que pode incomodar bastante.

A artrose costuma afectar até 50% das pessoas que têm mais de 65 anos de idade. Por conta disso, se se encontra nessa faixa de idade e sente muita dor ao estalar os ossos, procure um médico.