Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Português é vencedor em Concurso Internacional de Invenção Infantil IDEASforEARS

15 abril 2024: André da Silva Freire foi premiado no Concurso Internacional de Invenção Infantil IDEASforEARS, uma competição mundial organizada pela MED-EL, líder em soluções de implantes auditivos, que pretende aumentar a consciencialização sobre a perda auditiva e, ao mesmo tempo, incentivar crianças entre os 6 e os 12 anos a criar invenções que melhorem a vida de pessoas com problemas auditivos.

Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria.

André da Silva Freire destacou-se no Concurso IDEASforEARS com uma ideia inovadora: um sistema de localização por georreferenciação do dispositivo de processador de áudio do implante coclear, com base num mapa disponível no smartwatch. O jovem, com 10 anos de idade e também ele portador de um implante coclear, decidiu concorrer depois de ter perdido duas vezes o seu processador de áudio e não querer repetir a má experiência. Considerado um exemplo notável da combinação de criatividade e praticidade, o projeto submetido a concurso – além da sua natureza inventiva – significa um impacto positivo na vida de todos os que necessitam de recorrer a implantes cocleares para poderem ouvir e terem uma rotina com normalidade.

“O implante coclear é muito importante no meu dia-a-dia e, por isso, fico aflito quando perco o meu processador de áudio. Para evitar que isso volte a acontecer, decidi conceber uma solução capaz de localizar os dispositivos em tempo real. Gostava bastante que este projeto ganhasse vida e ajudasse todas as pessoas com perda auditiva!”, diz André da Silva Freire, vencedor português do concurso IDEASforEARS, da MED-EL.

PUB

Aos 10 anos, o André sofreu uma surdez repentina, causada por uma otite que provocou a surdez total do ouvido direito.  Meses mais tarde, no verão de 2023, foi implantado no Hospital Dª Estefânia (Lisboa), onde também colocou o processador auditivo. O jovem frequenta atualmente o 5.º ano de escolaridade e vive o seu dia a dia sem qualquer limitação, graças ao aparelho que lhe permite ouvir o que o rodeia.

Em Portugal, a primeira cirurgia de implante coclear foi efetuada em 1985, tendo sido um dos países pioneiros. Desde então, já foram colocados mais de 2500 implantes cocleares em Portugal, entre adultos e crianças. O implante coclear é um dispositivo biomédico implantável capaz de fornecer algum grau de perceção auditiva a pacientes com perda auditiva neurossensorial e que veio alterar o paradigma do tratamento da surdez neurossensorial. Atualmente, existem mais de 300.000 pessoas implantadas mundialmente, sendo que o implante coclear na infância, associado ao diagnóstico precoce da surdez neurossensorial profunda, modificou radicalmente o prognóstico de jovens adultos, permitindo-lhes viver sem limitações. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Desde apresentações de vídeo imaginativas a desenhos detalhados e protótipos à escala real, crianças de 24 países submeteram 253 soluções inventivas. As inscrições demonstraram um espectro impressionante de criatividade: gorros, capacetes, almofadas com processadores de áudio integrados, até pulseiras ou colares projetados especificamente para pessoas com perda auditiva iniciarem uma chamada de emergência, ou até mesmo sapatos com alerta integrado para sons de trânsito, foram algumas das ideias a concurso. Nesta edição do concurso IDEASforEARS os participantes demonstraram, ainda, um grande interesse em soluções sustentáveis, com ideias inovadoras que incorporam energia solar, energia eólica e outras tecnologias amigas do ambiente, como a energia cinética, demonstrando o seu compromisso com um futuro mais verde e mais inclusivo.

 

PUB

Vencedores ganham uma viagem a Innsbruck

André da Silva Freire vai juntar-se a outras famílias de todo o mundo numa viagem até Innsbruck, na Áustria, onde a MED-EL está sediada. As crianças terão a oportunidade única de se conectarem com mentes criativas de vários países – da Itália à Indonésia, da Argentina à Austrália – promovendo uma troca global de ideias e inovação. Além disso, conhecerão os inventores e engenheiros da empresa.

 

PUB

Geoffrey Ball: a perspectiva de um visionário

Geoffrey Ball, inventor do implante de ouvido médio VIBRANT SOUNDBRIDGE e juiz principal do IDEASforEARS, partilha o seu entusiasmo pelas ideias inventivas e criativas demonstradas por essas mentes jovens: “Os jovens inventores deste ano destacam-se como verdadeiramente notáveis. Os nossos participantes têm realmente um espírito inovador e estão cheios de entusiasmo e criatividade que me deixam imensamente orgulhoso. Essas crianças estão a alcançar as estrelas, e quem pode dizer que não podem tocá-las? Eles estão apenas a começar e o seu otimismo ilimitado para ajudar a mudar o mundo é inspirador. Confrontados com um desafio de invenção, eles trazem uma nova perspetiva, oferecendo inovações perspicazes.” Geoffrey destaca o profundo impacto de um concurso centrado em ideias criativas: “IDEASforEARS não se trata apenas de gadgets – é um conceito incrível que une famílias em todo o mundo e capta o desejo imparável de inventores de qualquer idade que continuam a impulsionar, criar e fazer “coisas acontecer.”

 

Acompanhe os inovadores de amanhã

PUB

Siga a aventura #IDEASforEARS na página IDEASforEARS no Facebook. Testemunhe a viagem dos inventores vencedores até Innsbruck e fique conectado com a comunidade global de entusiastas da inovação auditiva.

 

Sobre a MED-EL

A MED-EL Medical Electronics, líder em soluções auditivas implantáveis, é movida pela missão de superar a perda auditiva como uma barreira à comunicação e à qualidade de vida. A empresa privada com sede na Áustria foi cofundada pelos pioneiros da indústria Ingeborg e Erwin Hochmair, cuja pesquisa inovadora levou ao desenvolvimento do primeiro implante coclear (IC) multicanal microeletrónico do mundo, implantado com sucesso em 1977 e foi a base para o que hoje é conhecido como IC moderno. Isto lançou as bases para o crescimento bem-sucedido da empresa em 1990, quando contrataram os seus primeiros colaboradores. Até ao momento, a MED-EL contam com mais de 2.700 colaboradores de cerca de 80 países em 30 localizações em todo o mundo.

A empresa oferece a mais ampla gama de soluções implantáveis ??e não implantáveis ??para tratar todos os tipos de perda auditiva, permitindo que pessoas em 136 países desfrutem do dom da audição com a ajuda de um dispositivo MED-EL. As soluções auditivas da MED-EL incluem sistemas de implante coclear e de ouvido médio, um sistema combinado de implante auditivo de estimulação elétrica acústica, implantes auditivos de tronco cerebral, bem como dispositivos cirúrgicos e não cirúrgicos de condução óssea. www.medel.com

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas