Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Praias do concelho hasteiam o ouro

Nada de bandeira de ouro em Moledo

 

 

No passado dia 15 de Junho foi aberta oficialmente a época balnear de 2015. E neste ano quatro praias de Caminha estão em alta! No entanto, apesar de anunciada pela autarquia, bandeiras nem vê-las!…

 

PUB

Este é um galardão muito ansiado por todos os munícipes do país. É através dele, seja azul ou de ouro, que permitem assegurar a quem os visita a qualidade das suas praias.

Este ano o concelho de Caminha tem, entre as centenas do país, quatro das suas praias galardoadas com a bandeira de excelência, a bandeira de ouro e azul. Sendo elas: a Foz do Minho, em Caminha, a praia de Moledo, praia de Vila Praia de Âncora e a do Forte do Cão, em Âncora.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A Quercus atribui este galardão com o objetivo de realçar as praias que ao longo de 5 anos apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente e que oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água. A Quercus tem em conta as análises recolhidas pela Agência Portuguesa do Ambiente  (APA) durante a última época balnear e nos cinco anos anteriores, e define parâmetros limite para as concentrações de Enterococos intestinais e de Escherichia coli por 100 mililitros de água.

O Minho Digital contactou com o presidente da Junta de Freguesia de Caminha, Miguel Gonçalves, tendo mencionado  que este galardão atribuído à praia da Foz do Camarido é « um motivo de orgulho e de satisfação para a freguesia». Numa altura em que milhares visitam esta vila, este autarca deixa a mensagem:« transmitir aos Caminhenses e a todos aqueles que nos visitam que, para além da bela da nossa terra, da nossa ótima comida e da simpatia da nossa gente, temos uma praia com águas de excelente qualidade». referindo, ainda, que este galardão reflecte «investimento que tem sido feito ao longo dos anos no tratamento dos efluentes que são expelidos para o Rio Minho».

PUB

Vila Praia de Âncora recupera

Já por Vila Praia de Âncora, que recebeu pela primeira vez a bandeira azul no ano de 1994, mas que não a recebia desde 2011, Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia, demonstra o seu orgulho  e ressaltou que este galardão chegou porque «a freguesia apresentou durante 3 anos uma excelente qualidade de água, o que já acontecia desde o ano de 2011. A praia desta freguesia não é de ouro, mas azul e representa o esforço efectuado  na recolha de diversa informação sobre os problemas de poluição rio Âncora. Foi com esta informação prestada que o município melhorou algumas situações inerentes à despoluição do rio». Carlos Castro referiu «as mais importantes, que foram a melhoria dos mecanismos de abertura e fecho das comportas dos poços de bombagem, e a pressão feita junta da Empresa Águas do Noroeste para que executassem uma obra, importantíssima, que foi a reformulação do poço de chegada do saneamento da nossa vila e da freguesia de Moledo que estava completamente podre e drenava para o rio»

Mas quem decidir pelo Forte do Cão, em Âncora, a fiabilidade das águas também está garantida, no entanto na opinião do presidente da Junta de Freguesia de Âncora, António Moreira Brás, este galardão deveria  « acarretar ou ser aproveitado como mais valia nos diversos fatores sócio económicos locais. Julgo que, desde que devidamente potenciado, este galardão deveria trazer importância relevante e constituir um fator dinamizador do turismo local». Este autarca não deixa de mencionar que a questão do turismo, por vezes, não é utilizada da melhor forma, e, assim refere que as entidades «se servem deste  argumento para justificar as lacunas ao nível do emprego e que, posteriormente,  essas mesmas entidades envolvidas na gestão desta faixa costeira não promovem e, por infelicidade obstaculizam tudo ou praticamente tudo», que, ainda no seu entender, « localmente pretende-se promover e que visa dinamizar as potencialidades naturais em beneficio das populações ». O autarca  vai mais longe e faz nova observação: «Na Praia da Gelfa, pena é que num contexto de cerca de 1200mts lineares de areal que a minha Freguesia possui , apenas estejam concessionados 50 metros.  Isso restringe as dinâmicas da livre concorrência e  oportunidades e favorece interesses instalados na economia local».

PUB

Foi através do programa Polis Litoral  que subsidiou na totalidade as obras de recuperação nesta praia, «permitindo melhorias na acessibilidade e estacionamento, no entanto ainda há muito por fazer como seja, nomeadamente, melhores acessos à própria praia, sanitários de apoio com maior dignidade, criação de entretenimentos e animação de praia, acessos adequados para utilizadores de mobilidade reduzida». E acrescenta: «são muitos os que procuram a nossa praia devido aos níveis de iodo fantásticos que possui, pelo que importa melhorar a segurança nas zonas de banhos com a criação de piscinas naturais ou simples quebra mares, de forma a otimizar o bem estar e a tranquilidade dos muitos veraneantes que se servem da nossa praia».

 Moledo não é nova nestas andanças e até acabou por ser designada por alguns como «a praia dos VIPs».  Além da bandeira de ouro, esta praia foi escolhida juntamente com as 65 da zona Norte para fazer parte de um roteiro realizado para a abertura da época balnear. Até ao fecho desta edição, não recebemos nenhum comentário às nossas questões por parte do presidente da Junta de Freguesia de Moledo.

O convite está feito:  veraneie com as praias de qualidade do concelho de Caminha!

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas