Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Prédios “fantasma” em Valença

Prédios fantasmas

Muitos são os edifícios que existem na cidade de Valença que estão praticamente vazios ou ao abandono. Exemplo disso é o edifício que existe no centro da cidade, junto ao jardim municipal, que desde a sua construção até à data corrente só teve uma sucursal de um banco em todo o edifício.

Obras que por um motivo ou outro não são terminadas ou quando o são parece que ficam esquecidas perante o olhar de todos. A diário passam centenas de pessoas pelo centro de Valença e ter aquele prédio assim, inabitado e a degradar-se dia após dias passa uma imagem da cidade que não a glorifica de todo. Pergunto porque será que o prédio foi construído se agora não é utilizado para fim algum? A beleza do nosso centro fica denegrida graças ao edifício fantasma ali presente.

PUB

Outro exemplo de construções “esquecidas” em Valença é o edifício Centro Comercial Europa. Além da escola profissional ETAP e de umas poucas empresas ali sediadas, o prédio está praticamente vazio. Três pisos apinhados de lojas onde impera o silêncio e o vazio. A localização do edifício não parece ser o problema, uma vez que fica junto ao campo da feira e perto do centro de saúde. Até existe um parque de estacionamento diante do prédio. Então, se a localização e o estacionamento não são impedimento, o que retrai as empresas de ai se fixarem? Será o valor das rendas ou o fato de muitos dos espaços já apresentarem marcas de degradação? Uma clínica de especialidades médicas, uma solicitadora e até uma empresa de trabalho temporário “fugiram” há muito do prédio.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

Passam os anos e tudo continua na mesma.  O “aspeto” da cidade transfronteiriça que acolhe inúmeros visitantes e turistas de cá e além fronteiras parece que passa indiferente ao olhar de todos.

 

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas