Muitos são os edifícios que existem na cidade de Valença que estão praticamente vazios ou ao abandono. Exemplo disso é o edifício que existe no centro da cidade, junto ao jardim municipal, que desde a sua construção até à data corrente só teve uma sucursal de um banco em todo o edifício.
Obras que por um motivo ou outro não são terminadas ou quando o são parece que ficam esquecidas perante o olhar de todos. A diário passam centenas de pessoas pelo centro de Valença e ter aquele prédio assim, inabitado e a degradar-se dia após dias passa uma imagem da cidade que não a glorifica de todo. Pergunto porque será que o prédio foi construído se agora não é utilizado para fim algum? A beleza do nosso centro fica denegrida graças ao edifício fantasma ali presente.
PUB
Outro exemplo de construções “esquecidas” em Valença é o edifício Centro Comercial Europa. Além da escola profissional ETAP e de umas poucas empresas ali sediadas, o prédio está praticamente vazio. Três pisos apinhados de lojas onde impera o silêncio e o vazio. A localização do edifício não parece ser o problema, uma vez que fica junto ao campo da feira e perto do centro de saúde. Até existe um parque de estacionamento diante do prédio. Então, se a localização e o estacionamento não são impedimento, o que retrai as empresas de ai se fixarem? Será o valor das rendas ou o fato de muitos dos espaços já apresentarem marcas de degradação? Uma clínica de especialidades médicas, uma solicitadora e até uma empresa de trabalho temporário “fugiram” há muito do prédio.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Passam os anos e tudo continua na mesma. O “aspeto” da cidade transfronteiriça que acolhe inúmeros visitantes e turistas de cá e além fronteiras parece que passa indiferente ao olhar de todos.
PUB