Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Prémio literário Nortear como plataforma para jovens escritores da nossa Eurorregião

Nortear converteu-se numa plataforma de lançamento para as promessas literárias da Galiza e do Norte de Portugal. Os jovens escritores da Eurorregião podem participar com os seus relatos curtos na edição de 2023, do Prémio Literário Nortear, até ao próximo dia 30 de junho.

É uma iniciativa conjunta da Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal. Tem uma dotação financeira de 3.000 € e a publicação da obra vencedora em português e galego. A última vencedora foi Marta Pais de Oliveira com o conto em prosa “Medula”.

Os jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, entre os 16 e os 36 anos, que tenham escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco mil a oito mil palavras, estão a tempo de participar na edição 2023 do prémio Nortear de relato curto, que conta com uma dotação financeira de 3.000 euros e a publicação da obra em português e em galego.

PUB

Esta edição está aberta até ao próximo dia 30 de junho, para receber candidaturas procedentes da Galiza e do Norte de Portugal. Podem apresentar-se todas as pessoas com plena capacidade jurídica dentre 16 e 36 anos, nascidos e/o residentes na Região Norte de Portugal ou na Galiza, com obras originais e inéditas, escritas em língua portuguesa -segundo o novo acordo ortográfico- e em língua galega -segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega-, no género do relato curto, e terá uma dotação económica de três mil euros (3.000 €) para o vencedor, e a publicação da obra. 

A web da Plataforma Nortear: https://nortear.gnpaect.eu/ receberá todas as candidaturas até o próximo dia 30 de junho. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Este prémio é uma iniciativa conjunta do AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal, e que se converteu numa autêntica plataforma de lançamento para os jovens escritores da Eurorregião, ao distinguir anualmente obras literárias originais, incentivar a criatividade literária entre os residentes na Galiza e no Norte de Portugal e promover a distribuição de obras literárias além fronteiras. As três instituições colaboram de forma continuada, promovendo diferentes atividades com o objetivo do conhecimento mútuo da cultura, a literatura e a criação artística em geral, em ambos os territórios. 

Nortear conta com 8 edições de sucesso e 330 obras apresentadas a concurso, por jovens dos dois territórios e já é um exemplo destacado de espaço cultural único e partilhado na Eurorregião.

PUB

Os oito vencedores das anteriores edições do prémio Nortear foram: Lara Dopazo Ruibal, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar e Marta Pais de Oliveira. 

Nortear é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça. É co-financiado pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP)

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas