Prémios da II e III Bienal de Cerveira em exposição

Artistas premiados da II e III das Bienais de Cerveira em exposição

A Fundação Bienal de Cerveira apresenta, entre os dias 12 dezembro e 13 fevereiro, as obras dos artistas premiados nas II e III Bienais de Cerveira. Esta viagem até 1980 e 1982 é uma forma de dar a conhecer a iniciativa e a coleção das edições anteriores.

No total, 20 artistas e 25 obras de arte de áreas como pintura, desenho, escultura, gravura, entre outras, vão estar representados no Fórum Cultural de Cerveira em homenagem aos trabalhos apresentados durante os primeiros anos de atividade da “Bienal de Cerveira”.

Para o vice-presidente da Fundação Bienal de Cerveira, Henrique Silva, esta mostra que reflete “as memórias que dizem respeito ao historial das Bienais de Cerveira são a prova de que ela continua viva”. Acrescentando ainda que dar a conhecer ao público a coleção do Museu Bienal de Cerveira é “retratar através dos seus 37 anos a evolução artística em Portugal e no estrangeiro que sempre foi e será o espelho da sociedade”.

A II Bienal de Cerveira, organizada e dirigida por Jaime Isidoro, que decorreu em 1980, homenageou o Mestre Barata Feyo e Camões e contou com 296 artistas e oito países representados. Por sua vez, a III Bienal de Cerveira, organizada pelo grupo Alvarez e com direcção geral a cargo de Jaime Isidoro, teve 250 artistas representados e homenageou Vieira da Silva.

Artistas representados | Premiados III BIENAL DE CERVEIRA

Pintura: Jiri Kólar

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Escultura: Zulmiro de Carvalho

Desenho: Robert Schad

Intervenção: Ção Pestana

Gravura: David Almeida

Menção Honrosa: Miguel D’Alte

Revelação: Ana Vidigal

Fotografia: Eduardo Nery

Menção Honrosa: Manuel Dias

Menção Honrosa: Jaime Azinheira

Artistas representados | Premiados II BIENAL DE CERVEIRA

Pintura: Ângelo de Sousa

Escultura: José Rodrigues

Desenho: Mário Américo

Gravura: Costa Pinheiro

Atelier Livre: Artur Bual

Revelação Escultura: Amaral da Cunha

Revelação Gravura: Alberto José

Revelação Desenho: Pedro Casqueiro

Revelação Intervenção: Leonor Ferrão

Revelação Pintura: Rui Pimentel

A abertura irá decorrer amanhã, dia 12 de dezembro, pelas 17h, no Fórum Cultural de Cerveira. No mesmo dia e local, três alunas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo promovem também a palestra e concerto “Movimento Feminista e a Arte”. O objetivo é discutir o reflexo da condição feminina na arte e vice-versa.

O horário de funcionamento da exposição é, de terça-feira a sexta-feira, entre as 15h e as 19h e, aos sábados e feriados, entre as 10h e as 13h e as 15h e as 19h.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
andreiacunha23@hotmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas