Presidente da Câmara Municipal na inauguração da Casa Mortuária de Amonde

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo esteve hoje na freguesia de Amonde, onde visitou obras concluídas recentemente na freguesia e inaugurou a nova Casa Mortuária, um investimento a rondar os 250 mil euros que fica agora ao serviço da comunidade local, que aderiu em massa à cerimónia.

Segundo o autarca, só nesta freguesia foram já investidos, nos últimos sete anos, mais de 700 mil euros para melhorar as condições de vida desta freguesia.

Em Amonde, e acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Mário Sá, Luís Nobre começou por visitar algumas infraestruturas viárias recentemente concluídas, mas também a segunda fase das obras do Parque de S. João, onde foi requalificada a nova ecovia e ainda o novo bar de apoio.

Depois de uma passagem pelo novo parque infantil situado no centro cívico da freguesia, o autarca marcou presença na cerimónia de inauguração da Casa Mortuária, que integra a rede de estruturas do género que a Câmara Municipal está a promover e onde investiu, nos últimos anos, mais de 3,5 milhões de euros em dez capelas e casas mortuárias.

PUB

Durante o seu discurso, o autarca salientou a importância destas estruturas para as comunidades locais, sendo que em Amonde a Casa Mortuária tem uma tripla valência, albergando ainda as instalações sanitárias públicas, um espaço de apoio à atividade paroquial e ainda um espaço para gestão do cemitério. Na sua intervenção, Luís Nobre vincou que este é o resultado de “um trabalho conjunto que acontece porque houve vontade da Junta de Freguesia e da Paróquia” e lembrou o esforço financeiro que foi feito nos últimos sete anos e meio em Amonde, a rondar os 700 mil euros.

“É um investimento que é feito de uma forma transversal, quer no património natural, quer no físico, como é o caso da intervenção no adro da igreja paroquial”, adiantou o autarca, dizendo-se disponível para trabalhar em conjunto para dar resposta aos anseios do presidente da Junta, que pediu para se avançar com a melhoria do centro cívico da freguesia que, numa primeira fase, irá desde a ampliação do cemitérios até ao adro e à envolvente da nova capela, e do pároco, que pede para ser efetuada uma intervenção no interior da igreja paroquial, que precisa ser remodelado”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Na sua intervenção, Mário Sá lembrou que a noca Casa Mortuária é uma “das principais obras” e “que tem elevada importância” para a freguesia, rematando que foi o Presidente da Câmara (que tem o pelouro da coesão territorial) a principal “âncora” para as obras da freguesia aconteçam.

PUB
  Partilhar este artigo

1 comentário

  1. Tudo “muito bem”!
    Porém o senhor presidente da Câmara na sua deslocação de Viana ao Amonde, a mesma deve ter sido feita de carro, penso Eu!
    Tomou em Nogueira a E.M. 526 e num local “conhecido” pelo nome de “pousa foles” virou à esquerda, e antes de chegar “ao casario” passou por uma curva “onde” a via não tem largura para cruzamento de 2 veículos, e nessa curva existe “um buraco” com vários metros de profundidade, não tem qualquer sinalização, nem “ralis” de proteção!
    Fique ciente, este tipo de obras tanto pode ser prejudicial aos locatários como a “qualquer” transeunte!
    Também o “Caminho da Mangueira” começa com uma largura aceitável e junto a uma casa existente, reduz para “Quelha” sem qualquer informação!
    No “bom pano” cai uma grande nódoa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas