Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Presos em São Paulo conseguem da Justiça redução de pena por livros lidos

A partir do dia primeiro de Junho deste ano, os presos que participam dos Clubes de Leitura Palavra Mágica no interior do Estado de São Paulo – Brasil vão poder reduzir a pena para cada livro lido.

O projeto, que completa 10 anos, é da FUNAP e Instituto Palavra Mágica, da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, e a medida é válida para 16 penitenciárias das regiões de Ribeirão Preto e Araraquara.
Os detalhes do funcionamento foram discutidos durante reunião, esta semana, no Departamento de Execução Criminal de Ribeirão Preto, com os juízes José Roberto Bernardi Liberal, Hélio Benedini Ravagnani e Caio César Melluso. Estiveram presentes o superintendente dessa área na FUNAP, José Antônio Leme, o diretor do GRATE/CRN, Janser, a equipe da regional de Ribeirão Preto (Silvio Prado, Gilson e Gustavo Aranha).

Foi discutido o sentido mais geral da realização dos clubes, a criação das comissões pelas unidades, a mediação, parcerias e como funcionará a remição. A portaria é de agosto de 2017 e sofrerá ajustes para a medida ser colocada em prática, servindo para padronizar o funcionamento e facilitar a concessão do benefício, inclusive com novos parceiros. 
Atualmente, o Instituto Palavra Mágica apoia 10 clubes de leitura naquela região. “Os clubes de leitura têm produzido impactos importantes na população carcerária desde que foram implantados há 10 anos”, afirma o presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, escritor brasileiro Galeno Amorim.

 

PUB

Francisco Alves C. Sobrinho

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas