De entre 80 candidaturas da União Europeia apresentadas ao Programa ERASMUS+, medida “Eventos Europeus sem Fins Lucrativos”, no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2015, Vila Nova de Cerveira foi o único município português que viu recentemente o seu projeto aprovado.
Apostando nas dimensões da transnacionalidade e intergeracionalidade, este projeto pretende abordar aspetos pedagógicos inerentes ao processo de educação e socialização de jovens e idosos, tendo por referência a competição em torno das modalidades desportivas universais e dos jogos tradicionais.
Esta iniciativa, que decorre até abril de 2016, envolve a parceria da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dos municípios do Alto Minho e das suas localidades geminadas.
O momento chave do projeto acontece entre 6 e 11 de setembro de 2015, com um encontro intergeracional- as Olimpíadas Intergeracionais, que irão reunir 320 participantes de Portugal, Espanha e França em competições desportivas e jogos tradicionais.