Press Release da IRIS INCLUSIVA

Comunicado de Imprensa
Iris Inclusiva

               

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Aconteceu…

 

 

ÍRIS INCLUSIVA TORNA-SE MEMBRO DA REDE CONVIDA

Em reunião realizada no passado mês de Maio, a Rede Nacional CONVIDA deliberou aceitar o pedido de adesão apresentado pela ÍRIS. A associação passa assim a ser o sexto membro a integrar esta rede, depois da AAICA (Associação de Apoio a Cegos e Amblíopes), da APEDV (Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais), da ARP (Associação de Retinopatia de Portugal), da FRMS (Fundação Raquel e Martin Sain) e da Hemicare, que pretende proporcionar um espaço transformador de diálogo entre organizações portuguesas ligadas à deficiência visual.

Ver mais…

 

http://redeconvida.blogspot.pt

 

Logotipo da Rede CONVIDA. Sobre o mapa da Europa, figuras humanas ligadas entre si.

 

 

INICIATIVAS DA COMUNIDADE APOIAM FINANCEIRAMENTE A ÍRIS

Ao longo das últimas semanas, várias entidades e pessoas tornaram possível a angariação de fundos a favor da Instituição.

No dia 30 de maio, e a convite da Junta de Freguesia, a Íris marcou uma “doce” presença no I Encontro Gastronómico Associativo de Outeiro, complementando a oferta de sobremesas com umas muito procuradas pataniscas e com uma sopa à lavrador confecionada “à antiga”! Na noite de 06 de Junho foi a vez de a receita da edição deste ano da Corrida/Caminhada da Mulher, organizada pelos Cyclones Sports e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo no âmbito da iniciativa Coração Solidário, reverter para a Associação. No dia seguinte, destaca-se a dinamização de uma tarde de Zumba Solidário com a Íris que teve lugar na Praça de Liberdade e que proporcionou momentos enérgicos de divertimento às muitas pessoas que quiseram juntar-se à iniciativa de Nuno Alves.

Um enorme OBRIGADA a todos quantos se envolveram nestas ações solidárias!!

 Zumba

 

Fotografia da atividade de Zumba Solidária na Praça da Liberdade.

 

 

ASSOCIAÇÃO VO’ARTE PREMIADA PELA ACESSO CULTURA

Foram recentemente atribuídos os Prémios Acesso Cultura 2015, numa cerimónia que teve lugar no Museu Benfica – Cosme Damião. Com 17 anos de existência, e com a vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea através do cruzamento de linguagens artísticas, a Associação Vo’Arte, que tivemos o grande prazer de acolher em Viana do Castelo no passado mês (atreves da sua Companhia Integrada Multidisciplinar), foi a vencedora desta edição na categoria Acessibilidade Inteletual, em reconhecimento pelo desenvolvimento de um trabalho de elevado mérito na área da inclusão artística e da acessibilidade nas artes performativas.

Ver mais…

 

 

ÍRIS INCLUSIVA LANÇA MANUAL DOS DIREITOS DA PESSOAS COM DV

Sabia que…. Se estiver informado sobre os seus direitos, consegue viver melhor?!
A pessoa com deficiência visual tem, como qualquer cidadão, um conjunto de deveres, mas também tem alguns direitos associados à sua incapacidade. Frequentemente, a informação relativa a tais benefícios encontra-se muito dispersa e é de difícil acesso e consulta. Para colmatar essa lacuna, a Íris congregou várias fontes de informação e reuniu todos os elementos recolhidos num manual sobre os direitos da pessoa com deficiência visual, visando aproximar os beneficiários às medidas mais significativas em áreas como a saúde, a segurança social ou a habitação, entre outras. O manual encontra-se disponível na sede da Íris Inclusiva em vários formatos: ampliado, braille e audio.

 

Manual dos Direitos da Pessoas com DV

 

Fotografia do Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência Visual.

 

 

Tome Nota…

 

 

GALERIA DO IPDJ ACOLHE EXPOSIÇÃO ENTRE OS DIAS 22 E 30 DE JUNHO

Sens’UP em exposição reúne todos os trabalhos produzidos ao longo do ano letivo 2014/2015 pelos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito que participaram no projeto Sens’UP. A iniciativa itinerante, que abrangeu um universo de 653 alunos distribuídos por 11 escolas, pretendeu proporcionar um espaço de reflexão sobre a temática da deficiência visual e do diálogo entre diferentes, de desenvolvimento de competências para um exercício mais inclusivo da cidadania e de valorização da percepção multissensorial do mundo.

Ver mais…

 

 

Cartaz da iniciativa Sens’UP em Exposição. Um percurso com pontos de paragem assinalados.

 

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
notadeimprensa@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Junte-se a nós todas as semanas