Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Primeira marca de Alvarinho de Melgaço celebra 35 anos com reconhecimento nacional e internacional

A Quinta de Soalheiro é a primeira marca de Alvarinho de Melgaço e celebra este ano 35 anos. Ao longo do seu percurso, o reconhecimento nacional e internacional nunca foi um dado adquirido, mas fez-se continuamente e em cada colheita. A última boa noticia vem dos Estados Unidos onde as mais recentes notas de Mark Squires – The Wine Advocate são uma motivação acrescida para, com seriedade e trabalho, continuar a elevar a marca Soalheiro como referência dos vinhos Bbancos mundiais. As distinções foram para o Soalheiro Primeiras Vinhas e Soalheiro Reserva, que conquistaram 94 pontos cada, e para o Soalheiro Clássico e Soalheiro ALLO, com 92 pontos cada.

«São estes prémios que demonstram que os líderes de opinião internacional e nacional nos reconhecem como especialistas em Alvarinho. É com orgulho que em 2017 vemos as nossas dimensões conquistarem medalhas de ouro e duplo ouro no maior prémio do Japão, o SAKURA – Japan Women’s Wine Awards 2017, serem eleitas para acompanhar Sushi pelos maiores especialistas desta iguaria, serem galardoadas pela revista Alemã Selection Magazine, pela Mundus Vinis 2017 e integrar o Top Ten Geir Salvesen (Noruega), entre muitas outras distinções.»

Mas as novidades não ficam por aqui…

No dia de ontem, 5ªfeira, «vamos ter uma prova na Garrafeira Tio Pepe com Luís Cândido da Silva e a Decante Vinhos, dois parceiros de longa data que têm acompanhado e contribuído muito de perto para o reconhecimento da marca Soalheiro» – segundo a mesma fonte.

PUB

«Se aliarmos um país de grandes vinhos e grandes produtores (Portugal), uma região única (Vinhos Verdes), um terroir especial onde a casta Alvarinho tem origem (Monção e Melgaço) e uma equipa que se dedica com paixão ao que gosta de fazer temos os ingredientes fundamentais para o sucesso’ afirmam os responsáveis pela Quinta de Soalheiro. Concluindo, ‘é fácil ser feliz… quando fazemos o que nos apaixona’».

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 1º ALVARINHO SEM ADIÇÃO DE SULFITOS E MÚSICA ORIGINAL DA QUINTA DE SOALHEIRO SERÃO APRESENTADOS BREVEMENTE

O Soalheiro Nature ‘Pur Terroir’, o primeiro vinho Alvarinho de Monção e Melgaço produzido e engarrafado sem adição de sulfitos, e a primeira música original composta para a Quinta de Soalheiro, cujo tema mostra a filosofia de produto – ‘Acreditamos em quem diz que é fácil ser feliz!’ – serão brevemente lançados.

PUB

 

35 ANOS DE HISTÓRIAS PARA PARTILHAR: VISITE A EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA ‘TERROIR ÚNICO, TERROIR SOALHEIRO’

Até ao final de 2017, a Quinta de Soalheiro convida-o a juntar-se às comemorações do seu aniversário, divulgando um conjunto de eventos abertos aos amantes do vinho. O primeiro já está em marcha… pelo que se justifica visitar a exposição de fotografias do concurso ‘Terroir único, Terroir Soalheiro’ na Sala de provas do Soalheiro. A exposição valoriza a fotografia como forma de expressão do terroir da sub-região de Monção e Melgaço (do vinho verde), dos pormenores desta terra mãe que faz do alvarinho que ali nasce algo único. O concurso destinava-se a todos os fotógrafos amadores e profissionais, bem como alunos de escolas da especialidade e afins. Marque a sua vista através do email enoturismos@soalheiro.com e vá conhecê-los em Melgaço!

PUB

 

SOALHEIRO TRIBO

Acompanhe todas estas novidades que vão acontecer durante 2017 fazendo parte da Tribo Soalheiro através do registo disponível na página www.soalheiro.pt

 

PUB

SOALHEIRO FAMILY: AS DIMENSÕES DE UM ALVARINHO COM CARÁTER

É com vontade de inovar e aproveitar todas as potencialidades da casta Alvarinho, que a Quinta de Soalheiro apresenta uma gama de vinhos onde se destacam várias dimensões.

 

SOALHEIRO CLÁSSICO

Trata-se de um verdadeiro clássico: elegante aromaticamente e persistente de sabor. Possui a frescura aromática da casta Alvarinho, mas também intensidade gustativa. É um vinho com uma invulgar longevidade em garrafa, sendo também o vinho com maior presença internacional.

 

SOALHEIRO PRIMEIRAS VINHAS

Este Alvarinho, produzido a partir das primeiras vinhas (vinhas velhas) da Quinta de Soalheiro, é uma referência nos Alvarinhos e, por quatro vezes consecutivas, foi considerado o Melhor Vinho Branco Português. O sabor e? encorpado, fresco e com grande complexidade gustativa.

 

SOALHEIRO RESERVA

Este Alvarinho fermentado em casco de carvalho francês, é a expressão máxima da casta Alvarinho com a fermentação em barrica. O sabor e? encorpado e complexo.

 

SOALHEIRO ALLO

Uma perfeita conjunção da fruta da região do Minho com as castas Alvarinho e Loureiro: o Alvarinho cheio de frutos tropicais e estrutura contrasta com o Loureiro floral e pleno de elegância, conferindo a este vinho branco, de teor alcoólico moderado (11% vol.) um equilíbrio ímpar.

 

SOALHEIRO 9% DÓCIL

Um vinho inovador que procura explicar que o álcool moderadamente baixo também está associado a vinhos de grande qualidade. É um Alvarinho com 9% de álcool pleno de acidez e com açúcar residual.

 

OPPACO

Trata-se do primeiro Soalheiro tinto, com um perfil único, delicado e elegante, baseado nas castas Vinhão e Alvarinho. Lançado em 2015, marcou um novo capítulo da história da primeira marca de Alvarinho em Melgaço.

 

TERRAMATTER

Mais uma aposta diferenciadora marca a gama dos vinhos Soalheiro, com o lançamento deste Soalheiro integralmente diferente. O Terramatter é um vinho feito com uvas biológicas e não sujeito a filtração, olhado pela marca como um regresso às origens com um olhar para o futuro.

GRANIT

Revela uma dimensão mais mineral da casta Alvarinho terminando com um final seco e persistente. É um Alvarinho que sai de uma seleção específica de vinhas plantadas acima dos 150 metros de altitude, revelando a mineralidade que relaciona o solo de origem granítica do terroir de Monção e Melgaço e da casta Alvarinho, aprimorado com a batonage e o estágio nas borras finas.

 

ESPUMANTES

A juventude da casta Alvarinho é revelada nos dois espumantes Soalheiro: o clássico Bruto e o Bruto Rosé. O primeiro marcado pela persistência e complexidade de sabor e o segundo pela cor rosa salmão de bolha fina e persistente.

 

AGUARDENTE VELHA

Produzida a partir da destilação dos melhores bagaços da casta Alvarinho, apresenta um aroma complexo, delicado e perfumado revelando uma harmonia perfeita entre o caráter da casta e o envelhecimento prolongado em casco.

 

PRÉMIOS

É com orgulho que a Quinta de Soalheiro continua a ver o seu trabalho reconhecido. São os prémios, nacionais e internacionais, que marcam o percurso da primeira marca de Alvarinho de Melgaço, considerada especialista em Alvarinho pelos líderes de opinião internacional e nacional.

 

2017 está a começar da melhor forma…

  • Soalheiro Primeiras Vinhas 2015 conquistou 18,5 pontos nos ‘Melhores do Ano 2016’ da revista WINE (Portugal)
  • Soalheiro Allo 2016 conquistou a medalha de duplo ouro no SAKURA – Japan Women’s Wine Awards 2017 (Japão)
  • O Soalheiro Clássico 2016 e o Soalheiro Primeiras Vinhas 2015 conquistaram a medalha de ouro no SAKURA – Japan Women’s Wine Awards 2017 (Japão)
  • O Soalheiro Allo 2016 venceu na categoria ‘Best Paring Wine with Sushi’ e na ‘Best Cost Performance’, na edição de 2017 do SAKURA – Japan Women’s Wine Awards (Japão)
  • Soalheiro Clássico 2016 galardoado pela revista alemã Selection Magazine (Alemanha)
  • Soalheiro Reserva Branco 2015, melhor vinho branco com 19,5 pts. pelo Clube de Vinhos Portugueses (Portugal)
  • Soalheiro Allo 2016 recebe medalha de ouro pela Mundus Vinis 2017 (Alemanha)
  • Soalheiro Clássico 2015 no Top Ten Geir Salvesen (Noruega)
  • Soalheiro Reserva 2015 conquista Prémio Excelência 2016 pela Revista de Vinhos (Portugal)
  •  Soalheiro nos ‘Os Melhores do Ano 2016’ pela Revista de Vinhos (Portugal)
  • Quinta de Soalheiro PME Excelência 2016 pelo IAPMEI e Turismo de Portugal (Portugal)
  • Soalheiro Clássico 2016 galardoado com 4 estrelas, na categoria ‘Portugal: Our ProWein-Nation of the Year 2017’ da Wine Tasting Competition –  ‘Selection das Genussmagazin’ (Alemanha)
  • Soalheiro Primeiras Vinhas e Soalheiro Reserva conquistaram 94 pontos cada e o Soalheiro Clássico e o Soalheiro ALLO, 92 pontos cada nas notas de Mark Squires – The Wine Advocate (EUA)
  • Soalheiro clássico conquista 6 pontos no TOP Riesling and Bourgundy

 

… mas o reconhecimento deste especialista em Alvarinho já tem história

  • Soalheiro Clássico e Soalheiro ALLO nas ‘Melhores Compras’ pela Revista de Vinhos
  • Soalheiro Reserva 2014 recebeu prémio de Excelência: distinção máxima na gala dos ‘Óscares dos Vinhos’ da Revista de Vinhos
  • Soalheiro Primeiras Vinhas 2014 recebeu Medalha de Ouro no Japan Women’s Wine Award ‘SAKURA’ 2016, um concurso internacional de vinhos no Japão
  • Soalheiro Oppaco – o novo tinto do Soalheiro foi nomeado pela revista WINE – A Essência do Vinho para os ‘Melhores do Ano’
  • Soalheiro Terramatter 2014 está nos ‘Melhores do Ano’ da revista WINE – A Essência do Vinho e nos ‘Melhores de Portugal da Região Vinho Verde Alvarinho’ pela Revista de Vinhos
  • Soalheiro Alvarinho Primeiras Vinhas no TOP 10 Vinhos Portugueses da Revista Wine
  • Soalheiro Clássico 2015 recebeu medalha de Ouro no Mundus Vini Spring Tasting 2016
  • Soalheiro Primeiras Vinhas 2014 no TOP 50 Vinhos Portugueses (reconhecido e selecionado por 3 Master Sommeliers dos USA)
  • Soalheiro Clássico 2015 atingiu os 94 pontos Parker
  • Allo 2015 com medalha de prata no Concours Mondial de Bruxelles 2016
  • Soalheiro Primeiras Vinhas e Soalheiro Reserva no Top Ten 2016, na categoria melhor Vinho Branco do Norte de Portugal, pela Vinino ‘Wine Style Awards 2016’
  • Soalheiro Primeiras Vinhas com a melhor classificação no Top Ten 2016, na categoria Vinho Verde Branco, pela Vinino ‘Wine Style Awards 2016’
  • Soalheiro Clássico 2015 recebe prémio Platinium no Decanter World Wine Awards 2016
  • Soalheiro Primeiras Vinhas 2015 galardoado com 5 estrelas, na categoria ‘Castas Autóctones 2016’ da Wine Tasting Competition – ‘Selection das Genussmagazin’
  • Revista Wine&Spirits: Soalheiro pelo segundo ano consecutivo (2015 e 2016) no top 100 das melhores adegas mundiais
  • Soalheiro Clássico 2015 no Best of 2016 de Mark Squires
  • Pode encontrar no site, permanentemente atualizado, estas informações e descobrir todos os detalhes da história, os vinhos e as notícias. Uma visita a não perder em www.soalheiro.com.

 

QUINTA DE SOALHEIRO, UM REGISTO FAMILIAR QUE APOSTA NUM CRESCIMENTO GRADUAL E CONSTANTE

Foi nos anos 70, nomeadamente em 1974, que João António Cerdeira, com o apoio do seu pai, António Esteves Ferreira, plantou a primeira vinha de Alvarinho, criando, em 1982, a primeira marca de Alvarinho em Melgaço. A Quinta de Soalheiro tem um perfil profundamente familiar cuja dedicação aos vinhos se expressa em vinhos elegantes e vibrantes, sendo atualmente Maria Palmira Cerdeira e os seus filhos, Maria João Cerdeira e António Luís Cerdeira, a orientar os trabalhos. As sucessivas gerações, com a sua experiência, têm-se empenhado em apurar os conhecimentos e a capacidade de produzir vinhos cada vez melhores. É uma ligação clara entre o passado, o presente e o futuro. As gerações trabalham lado a lado para, juntas, olharem para o futuro deste setor e desta região. Tudo têm feito para implementar as melhores tecnologias vitícolas e enológicas, de forma a potenciar a expressão dos seus terroirs criando várias dimensões da casta Alvarinho.

A aposta na internacionalização é um dos enfoques da Quinta de Soalheiro que tem privilegiado um crescimento gradual e constante quer a nível nacional, quer internacional. Atualmente, presente em 27 mercados (Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letónia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Suécia, Suíça, Singapura, Bulgária, República Trindade e Tobago) tem como objetivo continuar a dar a conhecer o grande potencial dos vinhos portugueses, em especial do Vinho Verde de ‘Monção e Melgaço – A Origem do Alvarinho’.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas