O concelho altominhoto de Paredes de Coura acaba de ser nomeado finalista para os Prémios Município do Ano Portugal 2015. O que vai ombrear com outros a nível nacional é a ‘Escola do Rock’, um programa para jovens que saldou-se um verdadeiro sucesso. Dirigido pelo Space Ensamble trata-se de um projecto vocacionado para a vertente artística, em especial na área da música rock, que trouxe a paredes de Coura jovens participantes de todo o país.
Visivelmente satisfeito por mais este feito alcançado pelo concelho courense, o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira garantiu em declarações à imprensa: “O currículo disciplinar escolar é essencial, e tem muito peso na nossa sociedade, mas a arte, a música, a dança ou outra qualquer forma cultural são manifestações importantíssimas nas formações dos nossos jovens e ferramentas fundamentais de formação, cidadania, até na preparação para aquilo que chamam de mercado de trabalho”.
De salientar que este prémio insere-se no âmbito da iniciativa UM-Cidades promovida pela Universidade do Minho. O município integra o restrito núcleo de distinções regionais ‘Região Norte – menos de 20 mil habitantes’, após um processo de avaliação de 80 candidaturas para os Prémios Município do Ano Portugal 2015. Para o edil courense qualquer lugar, seja um centro cultural ou qualquer outro evento de reconhecido mérito acabam por funcionar como uma escola invisível”. Vitor Paulo Pereira salientou, ainda, que a dança, a arte ou a música, assim como qualquer outra forma cultural são essenciais para a formação dos jovens.