Projecto social “inovador” recuperará da ruína os edifícios da Guarda-Fiscal de São Gregório

Posto da Guarda Fiscal

Depois do abandono de décadas – e a que já fizemos referência em edições anteriores do “Minho Digital” – o complexo de edifícios da Guarda-Fiscal poderá conhecer durante o ano de 2016 importantes avanços no projecto de revitalização e quiçá, iniciar ainda no mesmo ano as obras de requalificação.

O projecto “inovador” está em fase de conclusão, aguardando apenas financiamento para a execução. Quem o garante é o autarca melgacense, adiantando que o desenho projectado vocacionará aquele edificado para “uma resposta social diferenciada, que procure conjugar um espaço para idosos, autónomos, que queiram fazer um percurso de fim de vida em autonomia mas em ambiente comunitário”. Em complemento a esta ideia residencial, poderá estar uma resposta adequada na área da saúde.

O desenho do projecto e estratégias de financiamento estão a ser desenvolvidos pela autarquia, em colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), entidade que poderá apoiar em termos operacionais a viabilidade da intervenção “a muito breve trecho”.

Ainda que sem garantias do início dos trabalhos, é no entanto seguro avançar a vertente residencial e de saúde destinada à terceira idade nesta localidade de fronteira.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas