Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Projeto ‘Aldeia Feliz’ promove estilos de vida saudáveis nos Arcos de Valdevez

O Departamento de Saúde Pública da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, em articulação com o Município de Arcos de Valdevez, reedita, de 1 a 4 de setembro, o projeto Aldeia Feliz. Alunos de Medicina, da Universidade do Minho, vão realizar ações de sensibilização para a saúde e promoção de estilos de vida saudáveis.

Durante quatro dias, um grupo de futuros médicos, entre outros aspetos, centrará a sua intervenção no plano das refeições equilibradas e saudáveis, na avaliação das condições de segurança relativas à habitação e na deteção de novos casos de emergência social (marginalização e solidão) no concelho de Arcos de Valdevez. Pelo meio, como de costume, será dinamizado um diversificado programa que inclui rastreios e sessões informais sobre saúde, alimentação e bem-estar.

Recorde-se que, no âmbito do projeto Aldeia Feliz, foi identificado, em 2014, um conjunto detalhado de situações de fragilidade social, nas freguesias de Cabreiro, Cabana Maior, Gavieira, Gondoriz, Sistelo e Soajo. Este levantamento permitiu rastrear diversos casos de isolamento e solidão na terceira idade, com uma vertente pedagógica associada, através da sensibilização para a forma como proceder em situações de emergência. As juntas de freguesia das referidas localidades, também, participaram neste processo como mediadoras, visto serem um mecanismo de referência (e de confiança) para a população idosa. Paralelamente, foram recolhidos elementos acerca dos apoios prestados aos idosos por familiares e centros sociais.

PUB

Segundo referiu na altura a vereadora com o pelouro da Saúde, Belmira Reis, a iniciativa possibilitou, na sua intervenção primária, uma rápida avaliação sobre os domínios da qualidade de vida da comunidade a residir em aldeias de montanha, com impacto na sua “saúde, bem-estar e segurança”.

De resto, também para os alunos, o projeto Aldeia Feliz – pela aplicação de conhecimentos, interação com colegas e contacto com a população envelhecida – tem sido bastante enriquecedor.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas