Projeto inovador pode dar luz a Valença

Valença

A Autarquia pretende apostar em tecnologias que possam transformar os pisos dos automóveis nas ruas em energia para iluminação.

À margem do segundo dia do Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS), que decorre em Braga, o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, afirmou que o projeto já esta em fase de estudo.

Sem apontar datas sobre quando é que projeto se executará, o edil explicou que «a circulação automóvel ou de bicicletas vai permitir encaminhar a energia produzida pelo contacto com o solo para uns acumuladores, através de sensores na via. Esse armazenamento vai permitir iluminar as ruas».

Segundo Jorge Mendes, esta tecnologia vai «permitir a rentabilização de uma energia que se perdia e desta forma contribuir para uma solução amiga do ambiente e para uma cidade mais inteligente».

PUB

O autarca revelou ainda que a Câmara pretendia implementar uma ciclovia urbana entre a Fortaleza de Valença e os polos de transporte rodoviário e ferroviários mas que acabou por não avançar. «Não avançamos porque estamos a candidatar o espaço da fortaleza a Património da UNESCO. A equipa que coordena essa candidatura colocou algumas reticências e optámos por não arriscar», justificou o presidente da Câmara.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas