PS de Caminha ‘incendiado’ com socialistas ‘independentistas’ de Vila Praia de Âncora

Miguel Alves

A concelhia do Partido Socialista de Caminha reuniu na noite da passada 2ª feira e segundo uma fonte a que recorremos os ânimos estiveram algo exaltados.

A discussão teve origem num comunicado da Secção do PS de Vila Praia de Âncora divulgado em primeira mão pelo Minho Digital e que posteriormente foi distribuído pela comunicação social. Miguel Alves, o presidente  da Câmara Municipal mas também coordenador daquele Partido em Caminha, quando questionado por nós a comentar, mostrou-se «surpreendido».

Pedro Ribeiro, o subscritor desse documento interno, já não esteve presente à reunião prontamente convocada por ter pedido a demissão do cargo mas, ao que apurámos, continua a ter o apoio dos seus camaradas do vale de Âncora.  

Recordamos que o referido comunicado salientava o descontentamento por uma proposta, efectuada na Assembleia de Freguesia no sentido deste órgão autárquico aderir à ‘Liga dos Futuros Concelhos’, ter sido rejeitada. Eram feitas críticas também aos sociais-democratas por terem uma posição relacionada com a elevação de Vila Praia de Âncora «algo contraditória»  por, segundo se lê no documento, «ser conforme as conveniências subordinadas aos interesses partidários, umas vezes a favor, outras vezes contra».

PUB

A proposta da adesão de Vila Praia de Âncora à Liga dos Futuros Concelhos foi feita pelo PS, mas rejeitada o referido plenário e que levou  os socialistas  a acusar  o PSD de «ofender a memória de todos os Ancorenses que, ao longo dos tempos, lutaram democraticamente pela criação de uma nova unidade administrativa concelhia no Vale do Âncora».

O PSD de imediato reagiu afirmando que «o caos instala-se no próprio partido, que vota desfavoravelmente uma proposta/questão  levantada pelos elementos do PS na Assembleia de Freguesia e depois acusa a Junta de Freguesia de o ter feito».

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Pedro Ribeiro, o presidente da Secção socialista de Vila Praia de Âncora é que não teria apreciado a reacção dos seus camaradas caminhenses e antes da reunião convocada para o efeito na sede concelhia do PS pediu a demissão. Contactado pelo MD, Pedro Ribeiro reagiu às vozes discordantes internas e reafirmou «continuar a defender o teor do comunicado por si assinado», acrescentando que pediu a demissão por alegadas «razões pessoais», recusando-se a dar mais explicações «porque não quer alimentar a controvérsia até porque estamos a poucos meses de eleições internas no PS».

ESCLARECIMENTO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

PUB

No seguimento de um comunicado emitido pelo Secretariado do PS de Vila Praia de Âncora cumpre-me esclarecer a população sobre o tema aí abordado, já que o referido comunicado poderá induzir em diversos erros.

Em resenha:

? Em abril deste ano a Assembleia de Freguesia recebeu uma carta da intitulada LIFUCO sugerindo a adesão da nossa Freguesia a essa associação;

PUB

? No decurso da assembleia ordinária de junho deste ano a Mesa da Assembleia disponibilizou uma cópia dessa carta a todos os seus membros e agendou a discussão do assunto para a assembleia seguinte, em setembro;

? Em setembro, quando debatido e votado, foi deliberado por unanimidade não aderir à referida LIFUCO;

? O assunto debatido e votado foi: adesão à LIFUCO.

 

PUB

Assim informa-se que:

? O assunto em debate não foi a criação de um novo concelho de Vila Praia de Âncora, como é erradamente “sugerido” no comunicado; esse assunto careceria sempre de um debate e discussão muito mais exaustivo e abrangente por parte desta Assembleia de Freguesia e da população em geral;

? O debate, a discussão e a decisão sobre criação de novos concelhos nada depende desta associação (LIFUCO).

 

Não poderei deixar de repudiar a “acusação de ofensa” desta Assembleia aos Ancorenses efetuada no referido comunicado, e mesmo lembrar ao Secretariado do PS que são os Órgãos Autárquicos quem representa a população, nomeadamente esta Assembleia legitimamente eleita e composta por nove membros, seis pela lista do Partido Social Democrata e três pelo Partido Socialista e que, recordo, votaram por unanimidade esta decisão.

Fica o esclarecimento.

Vila Praia de Âncora, 25.11.2015

O Presidente da Assembleia de Freguesia,

José Manuel Presa

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas