Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

PS perdeu maioria de Câmaras Municipais e próxima ‘batalha’ vai ser pela presidência da CIM

São duas as autarquias do Alto Minho que mudam de mãos, do Partido Socialista para o Partido Social Democrata: Ponte da Barca e Monção! No CDS continua a derrocada, perdendo vereadores nos Arcos e Monção, sendo Ponte de Lima uma excepção que continua com um eleitorado fiel. Em terras limianas, o grande derrotado foi Abel Baptista que veio ‘corrido’ de Monção, na altura uma opção do agora ex-deputado que poderá ter pesado no seu mais recente fracasso com um eleitorado conservador e pouco dado a mudanças de camisolas (entenda-se, por terras que não as suas).

Assim o Partido Socialista tem as seguintes Câmaras do Distrito de Viana do Castelo: Melgaço, Caminha, Paredes de Coura e Viana do Castelo. Em relação às autárquicas anteriores, perdeu  dois concelhos para o PSD (Monção e Ponte da Barca), sendo Miguel Alves o grande derrotado como presidente da Federação Distrital Socialista, isto pese embora tenha ganho a CM por onde concorreu (Caminha).

O PSD passa a contar também com quatro Câmaras: Monção, Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Duplicou o número de CMs graças às vitórias em Monção e Ponte da Barca, ‘roubadas’ ao PS. Carlos Morais Vieira, presidente da Distrital do PSD, tem aparentes razões para estar contente, pese embora a enorme derrota em Viana do Castelo em que foi um dos principais protagonistas ao avocar a composição das listas à Concelhia de Eduardo Teixeira.  Resultado: O PS ‘pescou’ um vereador aos social democratas. A CDU, por outro lado, mais precisamente Cláudia Marinho, tem razões para festejar ao garantir o lugar de vereadora que sempre foi uma conquista de uma histórica, Ilda Figueiredo.

O CDS conserva Ponte de Lima, sendo o presidente da Distrital, Vitor Mendes, outro dos derrotados da noite já que perdeu o vereador que detinha em Arcos de Valdevez e Monção. Também um desastre o resultado dos Populares em Viana do Castelo que continuam sem representação na autarquia e cuja lista era encabeçada pela deputada Ilda Araújo Novo que sai com uma imagem altamente negativa até porque preside à Concelhia. Excepção neste concelho foi o resultado em Darque onde Pedro Meira conseguiu recuperar um lugar na Assembleia de Freguesia, feito que há mais de três actos eleitorais o CDS não conseguia. Os Independentes ficam a governar Vila Nova de Cerveira.

PUB

RESULTADOS NACIONAIS, POR DISTRITOS E CONCELHOS

https://www.autarquicas2017.mai.gov.pt/

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PRÓXIMA ‘BATALHA’ VAI SER PELA CIM

O próximo confronto vai ser a luta pela presidência da CIM (Comunidade Intermunicipal do Minho) que até agora tem tido como seu ‘timoneiro’ o socialista José Maria Costa, dado este partido ter na altura a maioria de Câmaras Municipais. Com a eleição do passado domingo, em que o PS perdeu dois concelhos para o PSD, há um empate a 4 para cada uma destas forças partidárias. Isso significa que socialistas e social democratas irão ‘namorar’ os Independentes de Vila Nova de Cerveira e os Populares de Ponte de Lima dado que a eleição terá de ser obrigatoriamente por maioria de Câmaras Municipais.

PUB

Festejos do PS que ‘esmagou’ o PSD em Viana do Castelo

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas