Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

PSD ‘atira-se’ de forma contundente a José Maria Costa

No seu périplo pelo Alto Minho, Pedro Passos Coelho disse que «só pode ser por brincadeira» o facto de se dizer que «só agora» no actual Governo as obras estarem a avançar nos acessos ao porto de mar de Viana. O presidente da Câmara de Viana divulgou na terça-feira um comunicado em que acusou o anterior Primeiro Ministro de “faltar à verdade” O autarca vianense, José Maria Costa, criticou duramente o líder do PSD, dizendo que o mesmo «não merece usar a bandeira nacional na lapela» ao mesmo tempo que exigia «muitas explicações por causa da falta de apoios à região» durante o período em que Passos Coelho estava à frente os destinos de Portugal.

“JOSÉ MARIA COSTA ATACA INDIGNAMENTE O EX-PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL E PRESIDENTE DO PPD/PSD, USANDO MEIOS PÚBLICOS E DISTORCENDO TOTALMENTE A VERDADE” – é o título do comunicado da Comissão Política Concelhia do PSD de Viana do Castelo que reagiu às declarações do autarca socialista

«Repudiando veementemente o comunicado emitido pelo Sr. José Maria Costa, em nome da Câmara Municipal de Viana do Castelo», os social-democratas adjectivam de «lamentáveis a forma e conteúdos proferidos, com inverdade grosseiras e acima de tudo ficamos indignados pela utilização abusiva e recorrente que o Sr. José Maria Costa vem fazendo dos meios públicos há já largos anos, em seu proveito pessoal e partidário, bem como a forma baixa com que através destes meio públicos profere comentários partidários, mascarados de preocupação por Viana do Castelo».

«Na verdade, e ao falar em nome da Câmara Municipal de Viana do Castelo, quem está a usar da mentira é o próprio Sr. José Maria Costa, uma vez que o executivo conta com 9 vereadores, sendo apenas 5 do PS e sendo o Sr. José Maria Costa apenas um desses cinco vereadores. Logo a sua opinião não é certamente unanime aos 9 vereadores que compõe o executivo camarário».

PUB

 O PSD de Viana do Castelo «regista a atitude, mas não pretende comentar nem alimentar polémicas que advêm apenas de ataques de fúria e raiva pessoais, de baixo nível, que partem constantemente do Sr. José Maria Costa. Estes ataques, após o anúncio da recandidatura a Presidente da Câmara de Viana do Castelo, só se entendem como o iniciar de campanha eleitoral, e são reveladores de uma preocupação grande pelos resultados eleitorais, depois de ser do conhecimento público o constante aumento do descontentamentos dos vianenses com a governação socialista da Câmara, e o aumento do apoio ao principal partido da oposição, considerado por todos como uma alternativa credível, válida, renovada, e a única capaz de contribuir verdadeiramente para o desenvolvimento e aproveitamento das excelente e impares condições que a cidade dispõe».

Assinado por Eduardo Teixeira, o PSD acusa o actual presidente da Câmara de Viana de «incapaz de uma gestão zelosa e em prol dos vianenses, levando a cidade cada vez mais para um buraco sem fundo, onde também se encontram já as contas municipais, antes prefere, utilizando uma linguagem futebolística, “chutar a bola para o lado e assobiar, ao invés de tentar marcar golos pela cidade”». E prossegue: «Deveria reclamar sim, com o seu próprio partido, pois o mesmo apenas inscreveu no Orçamento de Estado 2017, uma verba de 10.000,00€ para a referida obra a realizar. Isto sim, é um atentado contra Viana. E talvez o Sr. José Maria Costa, para estar mais informado e não “enganar” as pessoas, deveria assistir à intervenção do Sr. Deputado Socialista José Manuel Carpinteira no debate do Orçamento de Estado».

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 O PSD considera «uma vergonha e um ultraje», que José Maria Costa, «a quem os concursos públicos são anulados, a quem os ajustes diretos são feitos à revelia de tudo e todos, a quem endivida cada vez mais o município sem benefícios para os vianenses, tenha a “distinta lata” de atacar o desempenho e o caráter do Dr. Pedro Passos Coelho, Presidente do PSD e ex-primeiro ministro de Portugal, uma vez que os mesmos são inabaláveis, com provas dadas, e a quem o pais muito deve, pois através do seu desempenho salvou Portugal da tão propalada bancarrota, que os seus antecessores, por sinal, da mesma ideologia que o Sr. José Maria Costa, nos deixaram».

PUB

Distrital do PSD compara postura de deputado Carpinteira à do autarca José Maria Costa

A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo também veio a público refutar «o calunioso e deselegante comunicado», dirigido a Passos Coelho e que foi emitido pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O autarca vianense «deturpou» as palavras de Pedro Passos Coelho em «seu próprio interesse». Na dita conferência de imprensa com a imprensa regional – ainda segundo a Distrital – o líder nacional do partido referiu e citámos:

PUB

 “… não o conseguimos executar porque uma parte do trabalho tinha de ser feito em equipa com a própria Câmara de Viana do Castelo. E mesmo depois do Governo ter feito como costuma fazer com grande aparato, uma visita a Viana para dizer que isto agora vai ser feito e nós vamos fazer a obra, quando se vai ver o Orçamento de Estado o que lá está inscrito para fazer a obra são 10 mil euros. Só pode ser uma brincadeira”.»

Acrescentam que se o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo «ousa atacar politicamente de uma forma pouco usual em democracia, os seus adversários políticos, deveria, se calhar, ouvir os seus pares em primeiro lugar.» E lançam uma farpa: «Isto porque o deputado socialista eleito pelo distrito, José Manuel Carpinteira, expressou exatamente a mesma ideia e preocupação na Assembleia da República, aquando da sua intervenção na Audição à Ministra do Mar, em Novembro de 2016. Estas declarações podem ser vistas no youtube a partir do minuto 1.03 do seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2CSh6X4Vheg

“Lamentámos que o acesso rodoviário ao porto comercial de Viana do Castelo tenha sido praticamente retirado do orçamento. Tem agora dotação simbólica de 10 mil euros para 2017”. »

A Comissão Política Distrital do PSD chama a atenção que «isto foi dito pelo deputado do PS que acrescentou a mesma preocupação que Pedro Passos Coelho revelou: “É sabido que o acesso rodoviário é fundamental para o plano estratégico de desenvolvimento do porto comercial mas também para dinamizar a atividade empresarial do Alto Minho.»

PUB

E ironizam ao dizer que «é caso para que o José vá perguntar ao José. O que é um facto é que a Ministra do Mar esteve em Viana do Castelo a anunciar que tudo iria avançar.»

Para os social-democratas Pedro Passos Coelho «não mentiu, como indignamente o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo afirmou.»

Quanto ao resto do comunicado do autarca socialista e presidente da CM de Viana do Castelo, o PSD entende que «nem vale a pena responder pois a CPD-PSD considera que José Maria Costa já está em período eleitoral, no seu estilo que já nos habituou». E conclui: «Sim porque, por exemplo, o autarca vem rebuscar o tema dos Estaleiros Navais, onde foi colocar uma coroa pelo fim da construção naval em Viana do Castelo e, depois, mostrou-se agradado em 2015 com o trabalho da West Sea. Mais que palavras, as ações ficam para a história.»

Em 2016, os acessos ao porto de mar de Viana eram prioridade. Agora, a Ministra, decidiu que 10 mil euros eram suficientes!…

 

 

Ministra dedicou 10 mil € para as «prioridades» dos acessos ao porto de mar de Viana

 

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas