Quatro centenas de participantes na 2ª Maratona BTT Berço do Alvarinho

A última e decisiva prova para consagrar o campeão do Minho de BTT/XCM, realizou-se no passado domingo com saída e chegada na Praça Deu-la-Deu Martins e percurso por diversas freguesias do concelho ao longo da maratona (60 quilómetros) e meia maratona (42 quilómetros). Por cada inscrição, os Bombeiros Voluntários de Monção receberam 1 €.

Com um balanço muito positivo nesta segunda edição, a Maratona BTT Berço do Alvarinho integrará, no próximo ano, o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma. Para Augusto de Oliveira Domingues, tratou-se de “uma extraordinária promoção da modalidade” que proporcionou “um fim de semana atrativo para quem nos visita e rentável para as nossas unidades de restauração e alojamento”.

Monção recebeu a quinta e última prova do Campeonato do Minho BTT XCM – Arrecadações da Quintã, consagrando os campeões regionais em várias categorias. Na maratona (60 quilómetros) e na meia maratona (42 quilómetros), participaram mais de três centenas de betetistas de Portugal e Espanha.

Presente no arranque da prova, o autarca local, Augusto de Oliveira Domingues, destacou esta iniciativa como “uma extraordinária promoção da modalidade” que proporcionou “um fim de semana atrativo para quem nos visita e rentável para as nossas unidades de restauração e alojamento”.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Mesmo na linha de partida, o autarca monçanense desejou a todos os participantes uma prova sem sobressaltos, convidando-os a juntarem a componente desportiva à beleza das paisagens e monumentos locais: “Depois de despirem os equipamentos, fiquem mais um pouco para conhecerem o muito que Monção tem para oferecer”.

A competição foi ganha pelo Vice-Campeão Nacional de Maratonas, David Vaz, (Saertex Portugal / Edaetech), terminando em segundo lugar César Fonte (Rádio Popular – Boavista) e em terceiro José Rodrigues (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo) que, antes da prova monçanense, estava na liderança do campeonato.

PUB

PUB

Carlos Rocha (masters 30), Tierri Mendes (masters 40) e Agostinho Rodrigues (masters 50) foram os vencedores das restantes classes, tendo Joana Moreira (elites) e Estela Lago Cerzón (masters) ganho as provas femininas. Na vertente de lazer, destacaram-se Alexandre Domingues (Olímpico Vianense – Bst), Bruno Fernandes Rodrigues (ACR Bombos São Sebastião/Monçãobike), e Alice Sousa (Bikemania Sport).

Concluídas as cinco provas, os Campeões do Minho de XCM 2015 são David Vaz e Ana Rita Vale (elites), Carlos Rocha (master 30), Tierri Mendes (Master 40), Carlos Lima (master 50), Raquel Marques (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas).

Organizada pelo Clube de Cicloturismo de Monção, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, a prova foi disputada em caminhos e trilhos do concelho de Monção, começando e terminando na Praça Deu-la-Deu Martins. O balanço desta segunda edição é claramente positivo, estando confirmada a integração da Maratona BTT Berço do Alvarinho no Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma em 2016.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas